Carta do dia 25 de março de 2013

Pajem de Paus

 

Iniciamos a semana com a energia do naipe de paus, que representa o fogo, a criatividade, a intuição, a espiritualidade e as atividades profissionais.

E essa carta de paus vem como um Pajem. Vamos relembrar o que ele representa:

  • Pajens ou Princesas – representam sempre os estágios iniciais, a delicadeza dos começos pertinentes àquele naipe. É a matéria-prima daquela determinada esfera da vida em sua forma mais jovem, mais frágil e incipiente, que necessita de atenção, cuidado e proteção para que suas qualidades possam se desenvolver completamente.   (veja mais no post “Cartas da Corte ou da Realeza)

Juntando o naipe com a carta da realeza, temos esse Pajem de Paus que começa a dar os primeiros passos em direção a um novo projeto de vida, a uma intuição que ainda não ganhou forma, àquela impressão ou sensação.

Se no dia de hoje você tiver um lampejo, uma percepção, como:

  • Olha só, essa é uma boa ideia para um novo projeto!
  • Estou sentindo uma energia, uma vibração…
  • Não sei porque, mas me sinto estranho quando…
  • Aquela pessoa me atrai.

Ou outras coisas semelhantes, não descarte, preste atenção a ela(e)! Mas também ainda não é hora de agir. Aguarde, deixe essa sensação ganhar forma. Como disse, são os primeiros passos, ainda são hesitantes, falta firmeza, mas tem futuro!

Florais de Bach e Tarô

florais e taro

 

Tarô e Florais de Bach, identificação e tratamento dos desequilíbrios em uma mesma consulta!

Que relação pode haver entre Florais de Bach e Tarô? Pois é, a primeira vista, não parece que os dois possam falar a mesma língua, mas não é bem assim.

O médico Edward Bach, a partir da observação da personalidade dos pacientes,  concluiu que a doença deles era resultado de um conflito entre alma, mente e corpo e esse conflito, de forma geral, originava-se no ego. A excessiva prevalência dos valores materialistas, não só de cunho consumista, mas também de posse, estética, orgulho e vaidade, valores que fazem parte da vida social, entram em atrito com o que somos. Partindo desse pressuposto, ele identificou que as enfermidades eram iniciadas num plano acima do físico.

Os florais de Bach possuem uma correlação com a Homeopatia, como o método de preparo baseado na potencialização das essências florais na dissolução, mas sua principal diferença está na ação esperada. Enquanto a Homeopatia almeja restabelecer a saúde, isto é, fazer com que o paciente volte ao estado anterior à doença, o uso dos florais persegue não só restabelecer a saúde, mas também neutralizar e positivar as negatividades geradoras do conflito.

“Detecte no paciente o conflito mental ainda não resolvido, dê-lhe o floral indicado para superar seu conflito e transmita-lhe toda a esperança e encorajamento que puder. A virtude interior do paciente se encarregará, por si só, do resto (…) Trate a causa, não o efeito.”

Até aqui, já podemos vislumbrar uma relação entre a concepção de Bach e o tarô. Veja bem, o Tarô é um poderoso instrumento para trazer à tona o conflito mental, ele apresenta aquilo que vai no inconsciente que é o gerador de estados de angústias, ansiedades, tristezas, medo, entre outros.

Outra relação importante entre o tarô e a concepção de Bach ao criar os florais é que ambos acreditam que precisamos acessar nosso Eu Superior (ou Eu Divino) para sorvermos sua sabedoria e conhecimento. Essa comunicação é fundamental para que nosso Eu Inferior (ou Eu Social) possa ter uma outra percepção da vida, sem que o materialismo e o ego predominem.

Bach identificou doze personalidades básicas na vida e relacionou-as com doze flores originais, o Tarô trabalha com 22 arquétipos principais. Assumimos essas personalidades e arquétipos de acordo com situações vividas. O Tarô identifica o(s) arquétipos que estão predominando e que precisam ser trabalhados com maior atenção. Os Florais reequilibram essas personalidades a partir das essências  florais.

Podemos concluir que:

Tarô + Florais de Bach = Identificação e tratamento dos desequilíbrios.

Carta do dia 22 de março de 2013

07 - O Carro

VII – O Carro

Há quem prefira ser passageiro, mas hoje você tem que ser o condutor!

Depois de uma semana bastante introspectiva, quando novas forças estavam sendo criadas e gestadas, em que o inconsciente teve que ser visitado sem medo e que processos de sofrimento estavam se findando, é chegada a hora de colocar o bloco na rua.

O Carro transmite a energia do movimento, da condução, do direcionamento. É uma carta de ação. Passado o tempo do aprendizado, agora que você já adquiriu sua carteira de motorista, vai para o mundo!

Vá em busca daquilo que você deseja, você teve uma semana cheia para digerir, identificar, vasculhar. Achou o que precisava? Encontrou dentro o que quer achar fora? Já sabe qual o destino da viagem? Então assuma o controle! Não precisa mais ser passageiro, não precisa deixar a vida te levar. Hoje quem vai levar e direcionar sua vida, é você!

Magda

O Tarô e a sincronicidade

IMG_0235

O Tarô não tem a intenção de prever o futuro, se assim fosse, haveria uma grande contradição, afinal, o livre arbítrio é o que mais nos diferencia de outras espécies. Não agimos apenas por impulso, nossa vida é regida por nós mesmos. Contudo, uma parte de nós parece estar constantemente escondida, oculta, misteriosamente camuflada. Mas sabemos que ela existe, ela se manifesta de uma maneira sutil e ininteligível na maioria das vezes. Essa parte de nós tem muito a nos dizer, ela pode nos orientar e ajudar a tomar decisões. Algumas vezes algo dentro de nós nos diz para não fazer isso ou aquilo; sem percebermos tomamos caminhos diferentes do habitual. Nossa mente é mais lenta que nossa percepção, mas aprendemos a acreditar apenas nela, mas nos surpreendemos quando a intuição se mostra!

Como parte de nossa evolução, de tempos em tempos nos sentimos um tanto desorientados. Podemos ter vontade de fazer alterações em nossa vida profissional, podemos estar descontentes com nossa vida afetiva, podemos estar mais introspectivos… Além disso tudo, pode haver uma grande vontade de mudança! Mas o que fazer? Por onde começar? Qual escolha fazer?

O Tarô é uma ferramenta muito útil para ajudar no desvendamento do inconsciente. Ele não prediz o futuro, ele nos aconselha. Mas como as cartas têm esse poder? O Tarô baseia-se no conceito de sincronicidade, propagado por Carl Jung. A sincronicidade é tão reveladora quanto difícil de entender. O próprio Jung teve dificuldades para aceitar e difundir seu conceito e só o fez após muitas pesquisas e experiências que provaram que aquilo que chamamos coincidência, não ocorre por acaso. Conhecemos pessoas que possuem atributos que estamos precisando desenvolver, enfrentamos situações para fortalecimento de crenças e valores necessários em nossas vidas, ou dissolução daqueles que já não nos servem mais.

As cartas que nós abrimos em um jogo de Tarô, não estão ali por mera coincidência, elas têm muito a nos dizer, elas trazem a tona questões que muitas vezes queremos colocar de lado, mas quando é chegada a hora, precisamos encarar, aceitar e promover as mudanças que porventura sejam necessárias.

Afinal, onde está a verdade, dentro ou fora de nós? Quem escolhe a verdade externa, escolha a renúncia de si mesmo.

Carta do dia 21 de março de 2013

10 de Espadas

 

10 de Espadas

Nada dura para sempre, nem mesmo o sofrer!

A primeira impressão que esta carta nos dá é de algo muito ruim. Ela dá medo, não é?

Realmente, ela não é uma carta suave, tranquila, mas ela não é tão ruim assim. A dor e o sofrimento não duram para sempre. É isso que esta carta anuncia!

Quando estamos imersos em uma situação ruim, um processo denso, quando tudo é escuridão, não vislumbramos saída. Mas essa condição é insustentável por muito tempo. Nossa mente e corpo buscam formas de superá-la e conseguem. Seja pela real superação do problema, seja pela fuga, numa tentativa de tomada de fôlego para continuar a batalha, o senso de sobrevivência prevalecerá! E quando, finalmente, conseguimos ver a luz no fim do túnel, somos capazes de nos reerguer, mesmo trazendo as marcas deixadas no corpo e na alma.

Esta é a mensagem da carta de hoje: por pior que seja o que você está vivendo, está acabando e você poderá se recuperar e voltar a se erguer!

Magda