Carta do dia 20 de março de 2013

Rainha de Paus

Carta do dia 20 de março de 2013

Rainha de Paus

Em tempos em que parecer ser é mais valorizado do que ser, torna-se necessária uma pausa para reforçar a essência.

O poder do fogo está de volta nesta semana. O fogo representa espiritualidade, criatividade, profissão, intuição.

Por ser uma carta da realeza traz um sentido de “ser”, de exercitar internamente essa atitude e disposição.

A Rainha de Paus nos convida a trabalhar nossa intuição, criatividade e espiritualidade de uma maneira mais receptiva e menos ativa. Isto é, deixemos que nossas sensações, novos projetos, novas concepções sobre a vida e outros temas específicos sejam gestados e alimentados.

Talvez ainda não seja hora da prática, afinal, na segunda-feira o Ás de Paus nos dizia que havia um embrião, uma semente, agora deixemos crescer e vamos alimentando.

A Rainha não precisa mostrar ostensivamente o que tem e o que pode, ela é capaz de apresentar todas suas potencialidades de uma maneira sutil e penetrante.

Magda

Cartas da Corte ou da Realeza

cartas da realeza

Cartas da Corte ou Cartas da Realeza

Essas cartas diferem das cartas numeradas dos Arcanos Menores porque não descrevem experiências ou acontecimentos típicos.  Essa multiplicidade de significados faz com que essas cartas sejam as mais difíceis de interpretar.

Apesar de essas cartas apresentarem figuras masculinas e femininas, seu significado não se restringe ao componente sexual. Elas representam as qualidades do yin e do yang, do ativo e do receptivo, do anima e do animus, que existem tanto em homens quanto em mulheres.

Essas cartas são mais complexas que os Arcanos Menores, mas não tão profundas quanto os Arcanos Maiores, por isso mesmo, para interpretá-las deve-se encontrar um enfoque intermediário.

Jung afirmava que “a vida de um indivíduo é característica dele mesmo”, sendo assim, nada é fruto do acaso, tudo está relacionado com a forma que expressamos e pensamos a vida. Por isso, as cartas da corte ou da realeza podem representar uma experiência interior e também pessoas. As cartas que surgem em um jogo de tarô respeitam o sentido da sincronicidade, a mesma sincronicidade ocorre quando encontramos, no mundo exterior, aquilo que já está suficientemente maduro para ser desenvolvido internamente. Para desenvolvermos determinadas qualidades internas, frequentemente uma pessoa aparece em nossas vidas como elemento catalisador, com a qual aprendemos muito sobre nós mesmos. Isso acontece com muitos relacionamentos, quando outra pessoa encarna algo que precisamos internalizar.

As diferentes cartas da corte ou da realeza não representam hierarquia de valor, são diferentes para distinguir os estágios de consolidação do aspecto da vida que cada naipe traz em si.

Vejamos as características de cada um:

  • Pajens ou Princesas – representam sempre os estágios iniciais, a delicadeza dos começos pertinentes àquele naipe. É a matéria-prima daquela determinada esfera da vida em sua forma mais jovem, mais frágil e incipiente, que necessita de atenção, cuidado e proteção para que suas qualidades possam se desenvolver completamente.
  •  Cavaleiros ou Príncipes – representam uma energia volátil, uma fase adolescente das qualidades daquele naipe específico. É o espírito jovem, indomável, inquiridor que mos leva a explorar e a experimentar uma determinada esfera da vida.
  • Rainhas – representam as características estáveis, acolhedoras do naipe. Nesse momento, a força e o desejo já não fluem espontaneamente para dentro do próprio ambiente. Essa contenção e concentração são necessárias para que uma força maior possa emergir de dentro do indivíduo. É nesse estágio que os valores individuais tomam forma e se situam nessas figuras femininas do baralho.
  • Reis – representam as qualidades dinâmicas, expansivas e assertivas daquele determinado naipe. Essas poderosas figuras masculinas representam a utilização total da energia nessa esfera da vida, ao construir e concretizar o mundo exterior.

Carta do dia 19 de março de 2013

Carta do dia 19 de março de 2013

18- A Lua

XVIII – A Lua

A Lua traz mistério e sedução, pois ambos são inseparáveis. Seduza-se pelo seu próprio mistério e corre a desvendá-lo!

A Lua tem muitas representações na vida das pessoas e essas mesmas representações valem para o Tarô. Ao mesmo tempo em que ela se mostra, ela se guarda. Nem mesmo o lado visível está sempre inteiro, nem sempre é lua cheia. Tantos mistérios podem ser assustadores para as almas mais afeitas às coisas explícitas e evidentes.

Não, a Lua não é um livro aberto. E, por isso mesmo, esta carta é muito temida por algumas pessoas. Ela pode representar ilusões, falsidade, incertezas.

Justamente por não ser tão evidente, a carta da Lua também representa nosso inconsciente, nossa intuição, nossos próprios mistérios e segredos.

Para o dia de hoje, o Tarô está nos chamando para essa viagem interna, mas não para o sofrimento. A verdade e a resposta para a grande maioria de nossas questões estão dentro de nós.

Acessar o inconsciente não é tarefa simples, por isso mesmo o Tarô é um grande aliado nesse processo. Parte das coisas que tememos está enredada dentro de nós, nosso lado oculto, nosso lado sombrio. O entendimento de nós mesmos passa por iluminar essa parte escura.

Para todos os receios e medos que possuímos, temos seu correspondente interno. Nosso medo de traição representa uma parcela nossa que pode estar sendo traída. Nossa confusão é fruto de falta de entendimento de quem efetivamente somos.

A Lua não é feita apenas do que vemos, por isso mesmo, ela é um convite para olharmos nossa sombra, nosso interno, despidos de vaidades, orgulhos, medos, ansiedades.

Aí sim, a Lua (e nós mesmos) será sempre bela!

Magda

Carta do dia 18 de março de 2013

Ás de Paus

Carta do dia 18 de março de 2013

Ás de Paus

Assim como um vulcão arrebenta quando o magma encontra o caminho de saída, é preciso encontrar formas de permitir que o fogo interno se manifeste.

Todos os ases apresentam algo que está começando. O Ás desta carta é de Paus que simboliza nossa criatividade, nossa paixão, nosso desejo, nossa energia sexual, nossa espiritualidade e nosso amor pela vida. Resumindo: nossa ligação com a vida.

Assim como as sementes precisam ser cuidadas para desenvolver, essa energia potencializada pelo ás precisa ser inflada. Uma brasa pode se apagar ou se transformar em uma bela chama.

O fogo – representação da carta de paus – está dentro de nós, mas nos habituamos a continuamente abafá-lo. Aprendemos que quem brinca com fogo pode se queimar ou fazer xixi na cama, ou seja, ou você sai machucado ou envergonhado. E assim, fazemos de tudo para aplacá-lo, só que, vez ou outra, ele irrompe como um vulcão, fazendo um grande estrago! Afinal, toda força contida é perigosa.

A carta de hoje nos sugere para usarmos e reconhecermos essa força que possuímos dentro de nós e comecemos a colocá-la ao nosso serviço e não contra nós. Seja na forma de um novo projeto, uma nova paixão, uma nova descoberta espiritual ou simplesmente na renovação do amor pela vida!

Magda

Carta do dia 15 de Março de 2013

Imagem

VIII – A Força

Cuide para que seu poder mental seja usado a seu favor, de outra forma, ele se transformará em seu pior inimigo!

Belíssima carta para o dia de hoje! Um Arcano Maior, que assim como todos os outros, apresenta facilidades e dificuldades.

A figura mostra uma mulher dominando um leão de uma forma muito suave. Ela não faz força física, sua força é mental! Ela o controla com o poder da mente!

É sabido que nossa cabeça é super produtiva! Tudo ela concebe, tudo ela cria! Quantos de nós já não nos pegamos criando situações que gostaríamos de vivenciar, diálogos que desejaríamos travar… Viajamos, voltamos e vamos para onde queremos.

A razão, a criadora dos pensamentos, a definidora de ideologias e crenças. Tudo está em nossa mente! Até mesmo a realidade em que vivemos é interpretada por nossa cabeça, para o bem e para o mal!

É nossa cabeça que define se somos bons ou ruins, sucesso ou fracasso!

Claro que sofremos influências externas, mas elas apenas ecoam o que já há dentro de nós. Quando acreditamos efetivamente em nossa capacidade, a opinião alheia perde a força; por outro lado, quando temos insegurança…

O tarô dá esse recado hoje: vigiai seus pensamentos e use a maravilhosa capacidade mental para o bem, seu e dos outros!

Magda