Rainha de Copas  Rainha de Copas

Mãe Amorosa

A Rainha de Copas apresenta um momento de forte emoção, de intuição e percepção elevadas, muita sensibilidade e receptividade, enfim, representa os atributos de mãe, de uma mãe intensamente amorosa.

Os sentimentos e as emoções estão fervendo! Aquilo que não expressamos tende a nos pressionar internamente, implorando para se manifestar. Quanto mais seguramos, mais pesados e tensos ficamos, mais difícil é o caminhar.

Não se trata de qualquer emoção, trata-se daquela emoção ligada ao nosso lado feminino, ao nosso yin, nosso aspecto mais afetuoso e sensível. Exatamente o lado que aprendemos a esconder, a trancar, por representar nossa fraqueza – precisamos ser duros e frios! O pior é que guardamos tão fundo que nem sempre acessamos essas emoções para cuidar de nós mesmos.

Precisamos resgatar a mãe amorosa que habita em nós, melhorando a maneira como nos tratamos, acolhendo nossas emoções, embalando nossos sentimentos. Hoje é um dia que devemos usar o dom natural de toda mãe: a intuição e a percepção. Devemos estar antenados a tudo que nos rodear, percebendo as intenções ocultas, permitindo que nossa intuição nos guie.

Cuidado apenas com os vampiros energéticos de plantão! Nada de permitir que esse momento de abertura se perca no envolvimento com os problemas alheios e distanciamento de suas próprias emoções.

Magda Kumara

 

Carta do dia 11 de setembro de 2013

4 O Imperador

IV – O Imperador

Eu comando a minha vida!

Hoje temos uma das cartas de Arcano Maior, um dos 22 arquétipos definidos pelo Tarô. Neste oráculo, O Louco, a carta de número 0, percorre sua jornada pelos outros 21 Arcanos Maiores e em cada um deles aprende algo, descobrindo-se e conhecendo-se. O Imperador é o 4º aprendizado de O Louco: assumir a responsabilidade sobre sua própria vida!

Esta carta nos invoca a crescer, reconhecer que somos autores de nossa própria história e precisamos tomar as rédeas de nossa vida. E não é apenas na forma de uma ideia, é na realização prática! Temos que assumir nosso lugar no mundo, quem somos, o que queremos e mostrar para que viemos!

Não somos vítimas, nem algozes. Ninguém é responsável pela vida que temos, apenas nós mesmos. Se você ainda tiver alguma pendência do passado, se ainda traz traumas da infância, trabalhe-as! Se nossos pais, parentes, tutores, professores, irmãos, amantes, amigos – e quem mais tenha feito parte de nossa vida – nos feriu, tratemos dessa ferida e sigamos adiante!

Nós somos a autoridade em nossa vida, se ela está boa ou ruim cabe apenas a nós transformá-la e deixá-la do jeito que queremos e merecemos!

Magda Kumara

Carta do dia 10 de setembro de 2013

4 de Copas

4 de Copas

Casamento e emoção

As cartas de Copas representam o elemento água, as emoções. As cartas numeradas com o 4 representam estabilidade, estrutura. Numa conta simples diríamos que está é a carta do casamento.

É o casamento na sua concepção concreta, não necessariamente romântica. É quando o casal começa a fazer contas para pagar a prestação da casa, abrir mão da viagem que sonhava para dar entrada no carro novo, é a organização e a divisão das tarefas cotidianas, enfim é a “estruturação” da vida a dois. E quando percebem, a emoção que os levou a compartilhar a vida está cercada e limitada por obrigações e afazeres.

A estabilidade e estrutura tornaram-se fatores fundamentais para dar segurança às relações amorosas. Não há nenhum problema nisso, a questão é o que fazemos em nome dessa segurança! Se sublimamos nosso potencial afetivo, se abdicamos de nosso prazer, se nos conformamos com a não satisfação de nossos desejos, se abrimos mão de nossa realização afetiva, aí sim temos não só um como muitos problemas.

Talvez você se pergunte: e dá para ser diferente? A resposta está dentro de você e de suas próprias necessidades de estabilidade e segurança. De qualquer maneira, avalie sua relação atual – ou a relação que você busca – e identifique se a emoção flui ou se está represada pela mesma estrutura que dá a sensação de pseudosegurança.

Magda Kumara

Carta do dia 08 de setembro de 2013

queen_pentacles

 

Rainha de Ouros

Sentir e realizar!

A Rainha é uma das cartas da realeza – ou nobreza – do Tarô que são consideradas as de mais difícil interpretação. Alguns tarólogos dizem que elas representam pessoas, outros que são acontecimentos e há ainda aqueles que afirmam que essas cartas podem ser tanto pessoas quanto acontecimentos. Dá para entender que não é tarefa muito simples dar um significado padrão, até porque eu acredito que, seja em que contexto for, essas cartas transmitem uma mensagem que podem aparecer na nossa vida seja por meio de uma pessoa, seja por um acontecimento.

As Rainhas representam o elemento água, a emoção, mas esta é uma Rainha de Ouros, que representa o elemento terra, a materialidade. A água corre pela terra, a terra torna-se produtiva com a água. Um elemento sem o outro traz esterilidade, um elemento em demasia ou em escassez afeta o equilíbrio: inundações e secas.

Essa Rainha de Ouros vem nos lembrar o quanto o equilíbrio desses elementos é importante para a vida: o amor e os sentimentos são canalizados e efetivados na vida prática. O amor pela vida, realizar os sentimentos, viver com intensidade!

A vida não é só o trabalho, o dinheiro, as contas a pagar, o carro, a casa… A vida também não é o sonhar constante, o desejo não realizado, o amor platônico, a espera pela alma gêmea… A vida é aqui e agora! O trabalho é melhor quando gostamos do que fazemos; os bens materiais são mais bem utilizados quando são expressão de nossas reais necessidades; nossa casa é muito mais gostosa quando é nosso lar, nosso aconchego, nosso local de recolhimento; precisamos acordar para encontrar nossa alma gêmea; nossos desejos não precisam esperar o gênio da lâmpada para serem realizados!

A vida está aí, precisamos ter a coragem de vivê-la! Quando temos consciência do que podemos e queremos fazer, reconhecendo nossas limitações, frutificamos!

Magda Kumara

Carta do dia 05 de setembro de 2013

6 de Espadas

6 de Espadas

Romper os mecanismos mentais!

Depois de uma semana com mensagens positivas e vibrantes, o Tarô volta a nos lembrar que tudo só é possível se conseguirmos controlar e modificar nossa forma de pensar.

Esta carta – repetidamente tirada – não nos deixa entrar no piloto automático. Enquanto não estivermos forte o suficiente para combater os velhos preceitos e dogmas que empregamos na vida, não podemos descansar e deixar a vida nos levar. Isso lembra a ação do antibiótico: não se pode parar de tomá-lo quando não percebemos mais os sintomas da doença, é necessário tomar a dosagem completa para que a bactéria seja destruída.

Nosso “monstrinho” racional, que insiste em nos mostrar que o caminho lógico e “normal” é o caminho certo, pode até parecer que foi destruído, mas é só relaxarmos que ele volta e com  força total. Ele nos faz pensar que fomos loucos e desajustados em acreditar que a vida poderia ser diferente ou que pelo menos nossa vida poderia ser diferente. Começamos a achar que o melhor e o mais ajuizado é voltar ao caminho comum, que não podemos seguir nosso coração porque ele nos engana e nos prejudica. ISSO NÃO É VERDADE!!!

Precisamos mudar nossas crenças e nossos valores antes que eles matem nossas vontades e ideais de vida. É o mesmo que acontece com uma infecção, se não matamos a bactéria ela se fortalece e pode piorar nosso quadro. As crenças e valores devem estar em consonância com o que somos, não com o que o mundo espera que sejamos!

Felicidade não é produto que encontramos nas prateleiras dos supermercados. A felicidade é construída com nosso próprio material interno, com aquilo que efetivamente somos!

Magda Kumara