Carta do dia 18 de setembro de 2013

7 de Ouros7 de Ouros

Se é seu caminho, não tema o fracasso!

Quando se planta, deve-se esperar pelo crescimento. Quando cresce pode-se ficar desapontado com o que brotou.

Às vezes, o crescimento de algo em que houve tanto investimento e que há tanta expectativa parece ser mais lento do que o necessário, e a espera e a ansiedade podem gerar decepção caso o resultado não seja do tamanho desejado.

Isso provoca uma sensação de estagnação. Quando observa o fruto de todo seu trabalho – reconhecimento, sucesso, retorno financeiro – parece que não corresponde a todo esforço e sacrifício empenhado.

O Tarô não dá ponto sem nó! Se ontem ele nos lembrava que nem sempre o caminho da realização deve ser o mais difícil e árduo, hoje ele nos dá um toque de que quando focamos nosso trabalho apenas nos resultados materiais, raramente nos satisfazemos.

Quando seguimos nosso caminho, sem bloquear nossa sensibilidade e sentimentos, quando colocamos amor em nossas atividades, geralmente obtemos os melhores resultados! Não há porque temer o fracasso. As pedras que porventura encontrarmos, apenas nos fortalecerão. Não há cansaço, nem exaustão. Há apenas a certeza de estar no rumo certo e a alegria decorrente dessa certeza!

Magda Kumara

Carta do dia 17 de setembro de 2013

5 de Paus

5 de Paus

A vida lhe parece uma eterna luta?

A cultura vigente prega que apenas com muita luta e muita batalha consegue-se atingir os objetivos. Mais do que desejo e boa vontade é necessário muito esforço e pelo caminho haverá muitos opositores e inimigos. Acreditamos tanto nisso que passamos a valorizar apenas aquilo que conseguimos com muito suor e desprezamos aquilo que a vida nos oferece de bandeja.

Será que a vida é isso mesmo? Será que só tem valor aquilo que brigamos para conquistar ou estamos absolutamente inseridos na ideologia do merecimento? Será que aquele amor que nos chega sem avisar, que aparece na nossa frente sem aviso prévio, aquele amor fácil e tranquilo (com sabor de fruta mordida) deve ser trocado por aquele que passamos a vida desejando e lutando, que nunca dá certo, mas que algum dia vai dar se batalharmos muito? Será que tudo aquilo que desejamos e facilmente se realiza tem menor valor do que aquilo que temos que dedicar muitas horas estudando, refletindo, sacrificando momentos de prazer?

É para pensar…  Afinal, o que é merecer e o que nos torna merecedores? Nosso suor ou nosso desejo? Se suor e desejo andam juntos, a luta é pelo puro e verdadeiro. Se suor e desejo são permeados pela necessidade de aceitação e apreço, a luta é uma batalha sem fim, nunca vencerá, pois nuca agradará a todos.

Magda Kumara

Carta do dia 16 de setembro de 2013

10 A Roda da Fortuna

 

X – A Roda da Fortuna

Tudo passa!

Tudo na vida é impermanência. A própria vida é impermanência. Tanto esforço para manter os bons momentos, tanto esforço para fazer passar mais rápido os momentos difíceis, para que? A tristeza não dura para sempre, a alegria também não. O que existe é o agora!

O passado foi e o futuro é apenas uma possibilidade. O real é este momento, único e singular. Todas as tentativas para mudar esse fato provocam ansiedade (o que vai acontecer?) ou nostalgia (era tão bom…), e o agora escapa pelos dedos.

Assim como não se apressa o rio, não se estanca o mar. A vida é um processo contínuo e quanto maior a necessidade de controlá-la, maior a tensão e o sofrimento. Se há um aprendizado, ele está em respeitar o ritmo e dançar conforme a música. Melhor ainda se você escolher ser o DJ!

Magda Kumara

Carta do dia 14 de setembro de 2013

6 de Espadas6 de Espadas

Obstinação ou teimosia?

Existem momentos na vida que precisamos desistir, procurar por novas paragens, novos destinos, mesmo com o coração pesado.

O que faz com que continuemos a viver situações que já não nos alegram e nem nos satisfazem? Por que é tão difícil desistir?

Aprendemos na vida que temos que ser obstinados, persistentes, para alcançar nossos objetivos. Que devemos seguir o rumo traçado, planejado, idealizado. E se mudamos de ideia? Se aquilo que nós pensávamos que era o melhor, não é de verdade ou mudou? E se nos enganamos? Podemos até ouvir coisas do tipo: você queria, agora não pode voltar atrás! Você chegou até aqui, vai desistir agora? O pior é quando essas vozes não vem dos outros, mas de dentro de nós mesmos.

E nisso, não sabemos se vamos ou ficamos. Nossa cabeça diz uma coisa, o coração diz outra. Ficar pelo o que? Partir para onde?

É o momento de se aquietar e identificar qual é a sua verdade, apenas a partir de uma honesta consulta consigo mesmo é possível encontrar a resposta.

Toda desistência têm sabor amargo, mas também traz a perspectiva de um novo começo!

Magda Kumara

Carta do dia 13 de setembro de 2013

1 O Mago

I – O Mago

É seu caminho? Então, siga-o!

A carta de O Mago vem nos mostrar que temos tudo do que precisamos para realizar nossa tarefa na vida, dispomos de tudo que é necessário, todos os instrumentos, conhecimentos, capacidade. Só temos que agir!

Aquela ideia, aquele projeto precisa ser colocado em prática! Liberte-se de seus bloqueios mentais e emocionais que te paralisam, que te colocam mil dúvidas e não deixam seguir seu caminho. E não é qualquer caminho. É o seu caminho da verdade interna, é o caminho que sua alma pulsa por seguir, é o caminho que te eleva, é o caminho de sua essência!

Magda Kumara