Carta do dia 26 de março de 2014

2 de Paus

2 de Paus

Descondicionamento

Mudou o dia, mas a carta é a mesma. O tarô insiste na mensagem, se assim é, significa que precisamos nos aprofundar na reflexão que ela sugere.

Desde muito pequenos somos condicionados a ser e fazer aquilo que atende às expectativas de nosso meio, para então recebermos algum reforço positivo. Muito parecido com o que Pavlov aplicava em seus animais de pesquisa: quando eles faziam algo desejável, eram premiados; quando faziam algo não esperado, eram castigados. Assim também ocorreu conosco: quando éramos aquilo que as pessoas à nossa volta gostavam, recebíamos elogios e mimos, por outro lado, se desagradávamos com nossos atos, poderíamos receber broncas, castigos e, o pior de tudo, desprezo.

Nossa capacidade mental nos diferencia dos animais e somos capazes de reconhecer os condicionamentos, analisar o nosso passado e nos libertarmos, mas não é tão fácil assim.

Uma parte de nós – inconsciente ou temeroso –  ainda resiste a atender o chamamento interno para ser e fazer aquilo que dá sentido à vida. Essa parte sente-se insegura em fugir do padrão conhecido, em “arriscar” novos caminhos. Essa parte paralisa, enterra os sonhos, minimiza os desejos, rejeita novas experiências.

Enquanto não formos capazes de quebrar efetivamente os muitos condicionamentos que nos atam ao velho modo de viver, nossos sonhos se restringirão ao sono, nossos ideais serão fantasias e nossos projetos apenas reedições do mesmo.

Magda Kumara

T. (11) 9-8506.3117

Carta do dia 25 de março de 2014

2 de Paus

 

  2 de Paus

O primeiro passo

Quanta coisa as realizar que apenas ficam nos sonhos! Tantas vontades que não se concretizam! Muitos projetos que não saem do papel!

Somos seres criativos, imaginativos, cheios de ideais e ideias. Temos potencial para transformar nossas vidas, nossa comunidade, nosso mundo. Temos sonhos, projetos, desejos. Tanto por realizar…

Sabemos que temos um mundo inteiro para conquistar. Sabemos que existe tanto para conhecer, aprender, viajar. Sabemos que a vida pulsa, vibra e nos convida para ir além.

O que falta é o movimento, ir para a ação. O que precisa é sair do lugar seguro e conhecido e desfrutar novos aromas, novas cores, novos sentires.

Sair da toca! Essa mesma toca que protege e restringe, que conforta e sufoca, que acolhe e paralisa. Ela continuará no mesmo lugar, pode-se voltar a ela quando quiser ou precisar. Mas é preciso ir além.

A música já está tocando, o corpo começa a sentir a vibração, basta um pequeno movimento, levantar, dar o primeiro passo e deixar que a inspiração e intuição conduzam àquilo que a alma tanto anseia.

Magda Kumara

T. (11) 9-8506.3117

Carta do dia 24 de março de 2014

5 de Espadas

5 de Espadas

Você tem medo de que?

Ligamos a TV e aparecem imagens de violência. Abrimos o jornal, mais notícias sobre crimes. Na internet não é diferente. Conclusão, vivemos em estado de atenção e alerta. Porta trancada, bolsa presa ao corpo, janelas do carro fechadas, olhar para todos os lados, não entrar em casa se tiver alguém em atitude suspeita por perto. Cuidado! Temos que nos precaver e nos proteger. Podemos ser a próxima vítima!

Vivemos com medo, muito medo. Somos convocados a nunca relaxar, a nunca distrair. Mas isso vai além da violência urbana, muito além. Todo esse cuidado, esse receio de ser pego de surpresa, de estar desprevenido, levamos para nossas relações e atividades.

Estamos nos embrutecendo. Não podemos ser sensíveis! O fraco não tem vez! Afinal, ser sensível é ser fraco. Ser amoroso é ser mole. Ser amigável é ser trouxa. E, para sobrevivermos, nos endurecemos e nos armamos. O individualismo passa a ser nosso guia e nos distanciamos daquilo que é mais sutil e mais belo em nós.

O que temos tanto medo de perder? O que realmente nos ameaça? Se analisarmos com honestidade, perceberemos que tudo, absolutamente tudo, que tememos perder está ligado ao ego controlador e vaidoso, ao ego autoritário e arrogante. E se o perdemos, como ficamos? Ficamos livres para sermos o que realmente somos e confiantes por saber que nada que é realmente importante nos pode ser tirado, pois é nossa própria essência!

Magda Kumara

T.(11) 9-8506.3117

 

Carta do dia 21 de março de 2014

0 O Louco

0 – O Louco

Ter a criança como inspiração!

Uma criança é realmente o melhor professor que podemos ter. Observá-la nos ajuda a perceber o quanto podemos e tememos, o quanto queremos e fraquejamos, o quanto nos apequenamos durante o decorrer da vida.

Uma criança pode tudo, acredita em tudo. Não tem medo da doença, não tem medo da morte, não tem medo da vida. Mas, basta colocar essa mesma criança sob a influência de adultos que, pouco a pouco, ela vai perdendo a fé em si mesma, duvidando de seu poder e capacidade, questionando o quanto pode confiar e acreditar na vida.

Essa mesma criança, também fomos nós! E ela ainda adormece, enrolada, às vezes querendo vir à superfície, outras vezes, se escondendo, se protegendo de um mundo que parece tão mal e cruel.

O medo é um artifício para matar nossa fé, nossa crença no nosso próprio poder de atuar e transformar o mundo.

Resgatemos os atributos dessa criança que reside dentro de nós. Reaprendamos a acreditar em nós e no nosso poder de atrair o bom e o melhor. Lancemo-nos ao mundo, libertando-nos do medo que nos acorrenta e nos aprisiona. Sejamos corajosos e audazes para abraçar a vida em toda sua totalidade!

Magda Kumara

T. (11) 9-8506.3117

Carta do dia 20 de março de 2014

Ás de Paus

 

Ás de Paus

Não despreze seus impulsos internos!

Em algumas noites, rolamos na cama, mil pensamentos, muitos diálogos internos, muitas resoluções. Quando acalmamos, já temos as respostas, sabemos o que precisamos fazer, tudo certo e resolvido. Mas, ao acordar, somos consumidos pelo ritmo do dia, sugados pelo condicionamento,  tolhidos pelo senso comum. Aqueles projetos perdem o sentido, aquelas ideias parecem totalmente absurdas. Jogamos fora ou, no mínimo, esquecemos em um canto àquela que parecia ser a mais brilhante entre todas.

Fazemos isso tantas vezes que nem nos incomodamos mais. Dizemos a nós mesmos: isso é a vida! E continuamos na mesma batida. Perdemos a chance de colocar nossa criatividade em ação, de conduzir nosso próprio caminho, de mudar a trilha, trocar de rumo.

Ao sentir essa nova energia brotando, não a despreze! Ela representa sua vitalidade, sua força, sua luz querendo expandir! Às vezes parece loucura, puro delírio. Mas, não é. É seu ser interior se manifestando, dizendo que a vida tem e pode ser mais, que de nada adianta continuar seguindo o gado.

Essa energia é a mola propulsora para buscarmos o que gostamos e precisamos na vida, porque “a gente não quer só comida”. A vida é muito mais para desperdiçarmos alguns de nossos melhores atributos: a criatividade e o impulso primordial!

Magda Kumara

T. (11) 9-8506.3117