4 de Ouros
Que os bens materiais ocupem o lugar que lhes é destinado, livrando-se do medo de perdê-los e do temor da falência e da miséria.
Desapego é a palavra do dia!
Luz, libertação e braços sempre abertos!
Namastê.
Quanto vale?
O dinheiro, os bens, a estrutura material da vida são importantes para possibilitar nossa atuação no mundo. Quanto mais carentes deles somos, mais nossa vida é direcionada para a sobrevivência. Quanto mais afortunados somos, maior é nossa liberdade para ser e fazer.
Por um lado, precisamos cuidar e estar atentos às nossas condições de vida e sobrevivência. Dinheiro é importante sim, e todos precisamos dele para termos acesso às mínimas condições de conforto. Afinal, a sociedade em que vivemos é organizada dessa maneira, embora o ideal seria que todos tivessem as mesmas oportunidades de acesso a ele. De qualquer maneira, temos que abandonar as ideias de que o dinheiro é sujo. A questão não está no dinheiro e sim no que se faz em nome dele: exploração, abusos, extorsões. Organizar a vida material é um dos nossos aprendizados, dar o real valor a ela também é.
Por outro lado, o apego, o medo de compartilhar e de perder o que se construiu materialmente deve ser combatido. Nossas posses não definem quem somos, são meio não fim. Elas viabilizam nossa caminhada, não são o caminho! Se o carro quebra, ainda temos nossos pés. A matéria é substituível, a vida não é!
FLORAIS DE BACH – Se você tem muito apego a pessoas e a coisas, ao ponto de se sentir preso e dependente delas e sofrer muito quando as perde, veja AQUI as essências florais que podem te ajudar.
Texto: Magda Kumara // Imagem: Osho Tarot Zen