MANTENDO A CHAMA DA VIDA ACESA E ARDENTE – Ás de Paus

O fogo é cheio de simbolismos e interpretações. Há quem pense no seu poder destruidor e o quão é importante que ele seja controlado. E quem percebe assim esse elemento tão mágico, não enxerga todas as suas maravilhosas atribuições.

Segundo a mitologia grega, o fogo era considerado tão importante e vital que os deuses tinham exclusividade sobre ele, até que Prometeu o rouba e entrega aos homens. Esse seu ato é justificado em duas versões: uma que diz que ele queria favorecer a humanidade, confrontando os deuses e outra que diz que ele queria que os homens tivessem a supremacia sobre os outros animais.

Se não quisermos falar de mitos, podemos falar da evolução humana. Quando o homem conseguiu produzir fogo ele passou a ser fonte de luz e calor, deu aos homens mais segurança contra os perigos (especialmente para afugentar animais) e talvez tenha até contribuído para estreitar os laços de solidariedade entre eles, ao se juntarem em volta da fogueira.

Usemos esses atributos do fogo nos aspectos de nossa natureza, em nossa vida. O fogo apresenta o aspecto energético, a vitalidade. Ele se manifesta em nós pela energia criativa, pela energia sexual, pelos instintos. Representa nossa atuação e ação no mundo, pelo trabalho e por nossas iniciativas.

Quem teme esse fogo, teme a própria vida! Teme seguir seus instintos e descobrir que eles o levam para paisagens muito diferentes daquelas a que está acostumado. Tentar conter esse fogo é manter-se prisioneiro, é diminuir sua vitalidade, é viver pela metade. Permitir que nosso fogo se manifeste é ser e existir sem amarras, sem medos, sem a necessidade de agradar, apenas sendo o que se é.

A vida é muito mais do que o quadradinho em que nos colocamos. Tudo aquilo que acreditamos que nos dá segurança e que nos apegamos transforma-se em grilhões que nos prendem à rotina, à insatisfação, à falta de emoção. Deixar nosso fogo interno arder e se espalhar é abraçar a vida em todas as suas dimensões!

Muita luz, energia e vibração para você!

Namastê