ENERGIA DA SEMANA – SE VOCÊ ACREDITA, VOCÊ PODE;  SE VOCÊ PODE, VOCÊ ACREDITA!  (O MAGO)

Jesus dizia que “tudo é possível àquele que crê”. O físico indiano Amit Goswami diz que a física quântica se apresenta como a física das possibilidades e que temos potencialmente a liberdade de escolher, dentre essas possibilidades, resultados que podem ser vivenciados, modificando dessa maneira nossa realidade.

Dois homens de épocas tão distintas apontam no mesmo sentido: há tantas possibilidades quanto possamos acreditar! A crença ou o ato de acreditar provem da mente. É ela que vai refutar ou aceitar que algo seja possível, que algo possa de fato acontecer.

Engana-se quem pensa que o assunto aqui se refere a crenças religiosas ou espiritualistas. Não! Trata-se da crença sobre si mesmo!

Criamos e alimentamos crenças sobre nossas potencialidades e nossos limites, sobre nossas qualidades e defeitos, sobre nossa beleza e feiura, sobre nossa bondade e maldade, sobre nossa inteligência e burrice, sobre tantas e tantas coisas. Catalogamo-nos, definimo-nos, rotulamo-nos. Fazemos isso no decorrer da vida, mas não fomos sempre assim!

Observe uma criança. Ela é potente, realmente acredita nas suas muitas possibilidades e corre atrás delas. Mas, não vai muito longe quando aparece alguém (normalmente um adulto) para lhe dizer que não pode, que não consegue, que é pequena e fraca, que não sabe nada sobre a vida. E essas limitações vão sedimentando, sedimentando até se tornarem verdades absolutas.

Essas verdades aparecem sempre quando queremos mudar, quando estamos insatisfeitos com algum aspecto de nossa vida, quando buscamos novos horizontes. Uma parte de nós nos joga para baixo, diz que não vamos conseguir nada melhor, que não vale arriscar o que está mais ou menos por algo duvidoso, afinal: é melhor um pássaro na mão do que dois voando! E assim, ficamos na mesma, buscando satisfação no pouco satisfatório, tudo porque não acreditamos em nós mesmos.

Será que tanto Jesus quanto Amit estão equivocados? Ou será que fomos nós que desistimos de acreditar nas nossas possibilidades?

 

DESAFIO: ASSUMINDO O CONTROLE DE SUA VIDA! (O IMPERADOR)

É comum ouvirmos pessoas reclamando da vida, muitas vezes, nós mesmos fazemos isso. Reclamamos da falta de sorte, da falta de oportunidades, das dificuldades, das limitações. Reclamamos das pessoas, da falta de emoção, do excesso de atividade. Reclamamos, reclamamos, reclamamos. Reclamar virou um vício, fruto da negatividade, quase uma justificativa para o mundo e para si mesmo de sua vida ser assim… desse jeito que não é bom.

Muitas coisas acontecem na vida que não podemos controlar. Há um Estado que cria leis e regras que nem sempre concordamos e nem sempre nos beneficiam. Há um mercado de trabalho muitas vezes hostil e prá lá de competitivo. Há pessoas que pensam diferente, que querem coisas diferentes e que nos veem como rivais. Há o aumento dos preços, o salário baixo, contas e contas.

Apesar de tantas interferências externas, o poder de fazer sua vida feliz ou não, depende apenas da forma como você a conduz. Quanto mais esperar que o mundo mude para você ser feliz, maior será sua infelicidade. Quanto mais esperar que o outro te ofereça aquilo que deseja, mais e mais experimentará ansiedade e frustração. Quanto mais colocar sua alegria nos bens materiais, maior será a pobreza de sua alma. Quanto mais desejar que tudo que é bom dure para sempre e tudo que é ruim acabe logo, maior será o sofrimento, a angústia, a tristeza.

O poder do controle de sua vida é absolutamente seu! Não o delegue a ninguém! Nem sempre as coisas são boas, mas podem não ser tão ruins, tudo depende de como você lida com elas.

 

OPORTUNIDADES: LIBERTE-SE PARA O NOVO! (O MUNDO)

O processo de crescimento e evolução não é linear, mas possui fases. Seguimos a vida, aprendendo e reaprendendo, colocando dia a dia um pontinho a mais em nossa escala de amadurecimento e conhecimento. Esse conhecimento não é apenas científico, é o conhecimento de nós mesmo, de nosso funcionamento e de respeito, aceitação e validação ao que somos.

A libertação do ser interior representa a liberação da autoprogramação, dos condicionamentos mentais, das falsas crenças autoimpostas. É o desfecho, a síntese de um processo para a abertura de um novo começo.

Se você ainda resiste, lembre-se que o novo não pode chegar enquanto o velho continuar existindo. É preciso abrir espaço para que o novo entre.  O crescimento pressupõe concluir assuntos pendentes para abrir um novo capítulo na vida. É necessário perseverar para finalizá-los.

Assim, poderá transcender e abrir uma nova etapa, mais leve e solta, sem amarras, com menos exigências, longe das culpas e repressões. É possível iniciar uma nova fase em que se estabelece uma relação mais verdadeira e frutífera com a vida!

Muita luz, tranquilidade e receptividade ao novo!

Namastê