ENERGIA DA SEMANA: QUE LUGAR O TRABALHO OCUPA EM SUA VIDA? (3 DE OUROS)
Você já sentiu aquela alegria de quando realiza um trabalho de que gosta? Pode até ter exigido esforço, energia, horas, mas, ao final, deixa um gosto bom, uma sensação prazerosa. Nem sempre isso acontece, mas quando acontece, algo se ilumina dentro de nós, mostrando nosso verdadeiro caminho.
Mas, se você coloca toda sua energia no trabalho – toda sua libido, sua satisfação, seu prazer, seu contentamento na atividade profissional – algo está errado! Pode estar usando o trabalho para não entrar em contato com suas necessidades emocionais, suas carências, mágoas, frustrações e conflitos internos. O seu valor não é medido por suas conquistas profissionais!
Passamos a maior parte de nossos dias trabalhando, portanto ele deve ser fonte de entusiasmo e autorrealização, mas não pode ofuscar os outros setores da vida.
O melhor trabalho sempre será aquele que é a expressão de nossa criatividade e que contribua para nossa vitalização e crescimento interno e externo!
Aproveite a energia desta semana para investigar que lugar o trabalho ocupa em sua vida e, se tiver que fazer mudanças, comece a pensar em estratégias para fazer de sua atividade não apenas uma fonte de renda, mas também uma fonte de realização.
DESAFIO: O PREÇO DA SEGURANÇA MATERIAL (5 DE OUROS)
Repensar o lugar que o trabalho ocupa em nossa vida não é coisa fácil, principalmente devido à busca pela segurança material.
Mas quando colocamos a segurança material como prioridade, desistimos de muitos sonhos. Podemos optar por atividades que geram riqueza, mesmo que não expressem nossos talentos e potencialidades. E por mais que o mundo pareça gritar para que façamos diferente, que mudemos o rumo, insistimos em seguir esse ciclo de sofrimento, angústia e autodestruição.
Gastamos nossa energia em coisas que não nos dão prazer e afetamos seriamente nossa saúde – podemos não perceber agora, mas em algum momento nosso corpo apresentará a conta.
A vida nos apresenta os desafios e podemos aceitá-los ou negá-los, quanto mais os negamos, mais eles aparecem. E o resultado dessa resistência pode se apresentar em perdas e doenças.
Sua disposição em encarar esses desafios pode ser a diferença entre uma vida de rigidez e sofrimento e uma vida de aprendizado e evolução.
OPORTUNIDADE: NÃO TENHA PRESSA, MEDITE! (4 DE ESPADAS)
Olhar para a atividade profissional e fazer um balanço sobre o senso de realização que temos pode fomentar alguma ansiedade.
Se o trabalho não nos realiza, mas é responsável pela nossa segurança material, podemos nos sentir incomodados, como abrir mão daquilo que coloca comida na mesa? Como se tivéssemos que escolher entre ser feliz no trabalho e ser pobre ou fazer um trabalho chato e ter dinheiro para aproveitar a vida – nas horas vagas.
Se o trabalho é realizador, mas que não traz segurança material, podemos pensar que estamos no caminho errado, que não podemos persistir, portanto, temos que arranjar algo que dê dinheiro, mesmo que a gente não goste.
A ansiedade fica por conta dessa visão bipolarizada sobre a vida: ou é uma coisa ou é outra. Cadê o caminho do meio?
Não precisa ter a resposta agora. Não precisa largar tudo e fazer uma mudança radical. Antes, tome consciência do que te afeta, para então encontrar os melhores caminhos.
Nem sempre conseguimos ver tudo claramente. A mente pode estar turva pelas emoções, traumas, medos, apegos, falta de autoestima. A mente reflete além de valores e crenças, a moral aprendida e adotada, que nos diz o que é certo, o que é errado, o que esperam de nós, o que representa caminho do sucesso e fracasso. E, entre tanta sujeira, lodo, barro, não vemos o fundo, não vemos a única e exclusiva verdade, a verdade de nosso ser interno.
Nosso ser interno carrega aquilo que podemos chamar de nossa verdade, de nosso caminho, de nossa missão. Para acessá-lo e ouvir o que ele tem a nos dizer, a meditação é a melhor ferramenta. A partir da meditação, as águas se acalmam e podemos ver o fundo, os pensamentos se aquietam e podemos entrar em contato com nossa irremediável verdade e assim fazer planos que possam trazer a autorrealização.
Apenas medite!
Que esta semana seja de profunda reflexão sobre o que o trabalho e a segurança material representam em sua vida
Namastê