ENERGIA DA SEMANA: FIM DO SOFRIMENTO! (10 DE ESPADAS)
Quando se está imerso em uma situação ruim, num processo denso, quando tudo é escuridão, não se vislumbra saída. Quando a mente é muito autodestrutiva, chega-se a tal ponto de exaustão que o equilíbrio é perdido. A tentativa de manter a racionalidade lógica e cartesiana – desconsiderando os aspectos sensoriais e emocionais, o prazer e as forças inconscientes – provoca esgotamento e estresse.
Essa condição é insustentável. A mente e o corpo buscam formas de superá-la e conseguem, o senso de sobrevivência prevalece! Quando finalmente conseguir ver a luz no fim do túnel será capaz de se reerguer, mesmo trazendo as marcas deixadas no corpo e na alma.
Esta é a mensagem da semana: por pior que seja o que você está vivendo, está acabando e você poderá se recuperar e voltar a se erguer! Apesar desse estado de derrota, o sol começa a clarear, representando que algo novo pode ser construído sobre novas bases.
Que a luz ilumine seus pensamentos e renovem sua fé!
(Imagem: Adana Arcanum Tarot)
DESAFIO: NEM TODA LUZ LEVA AO SOL! (O SOL)
Quando se está em uma situação ruim, o maior desejo é conseguir desenredar, sair da trama e respirar aliviado.
No desejo de se ver livre, corre-se o risco de encontrar soluções rápidas de efeito transitório. De nada adianta superar um desafio sem ter compreendido o que motivou sua existência, qual aprendizado adquirido e como evitar cair em armadilhas semelhantes.
O sol aquece, ilumina e também pode cegar. O sol clareia o caminho, mas a escolha deve ser consciente e alinhada com o propósito de vida.
São muitas as histórias de superação, muitas delas foram fogo-fátuo, promessas que não se cumpriram, ilusões. Outras mostram um caminho percorrido com muita consciência, empenho e vontade de transformar efetivamente a realidade.
Por isso, atenção às propostas mágicas. Elas podem representar merecimento, mas podem ser também um engodo para ludibriar e desviar de seu verdadeiro caminho.
(Imagem: Margarete Petersen Tarot)
OPORTUNIDADE: XÔ DEPRESSÃO! (8 DE COPAS)
Numa semana em que o pessimismo vai estar de tocaia, podemos desprezar nossas conquistas e realizações, jogando tudo no lixo junto com nossa esperança e fé no futuro. Corremos o risco de considerar que nossos problemas não têm solução e que nossa vida será de sofrimento e tristeza.
Ninguém está livre de dias tristes e de não conseguir ver a luz no fim do túnel. Ninguém está livre da falta de perspectivas, do sentimento de solidão e desalento. Ninguém está livre da negatividade e da depressão.
Por isso mesmo, em vez de tentar driblar os primeiros sinais de depressão, deve-se prestar atenção no que provoca a tristeza, no que tira a alegria e disposição para a vida. Olhar para dentro de si mesmo/a.
A depressão é um alerta do ser interno. É o clamor por atenção e validação de seus impulsos e necessidades. É o chamado para trilhar um caminho próprio. É o grito para ser quem se é e conduzir a vida como se deseja.
A vida, esta vida, é aqui e agora. A tristeza, a dor, o sofrimento fazem parte dela, assim como, a alegria, o amor, a paz. A vida é sua, somente sua, ninguém viverá por você, ninguém amará por você, ninguém será feliz por você. Levante-se, lute por ela e faça dela aquilo que sua alma clama!
(Imagem: Cathy McClelland)
Que nesta semana você consiga superar o pessimismo, iluminando seu caminho e encontrando a alegria de viver a vida!
Namastê