6 de Paus
Vitória para quem?
Perseguimos a vitória, mas pouco paramos para pensar no seu significado. Um time que ganha um jogo é vitorioso, um exército que vence outro também o é. Vitória pode significar vencer na vida! Hum, mas isso é tão relativo.
Para algumas pessoas a vitória por ser ocupar um cargo de visibilidade, ter uma casa bem mobiliada, ter um carro do ano, ter um corpo escultural, ter um companheiro(a) invejável – ou apenas ter alguém -, poder fazer uma viagem ao exterior por ano, ser amigo de alguém famoso, ter aparecido na TV… Tudo ou apenas um ou outro, tanto faz.
Para outras pessoas , a vitória pode ser simplesmente ter comprado uma casa, ter casado, ter tido um filho, ter escrito um livro. Muito diferente? Não se olharmos apenas sob o enfoque da conquista, mais simples ou mais sofisticado, não muda a essência desse tipo de vitória, ou melhor, desse olhar sobre a vitória. Analisar a vitória apenas observando o objeto da conquista não diz muito sobre ela. A vitória está relacionada com a motivação: a busca da vitória vem de onde? Da necessidade de agradar aos outros? Da necessidade de atender aos padrões vigentes? Da necessidade de ser valorizado?
Esse tipo de vitória perde o gosto rápido, é fugaz. Nem sempre nos fornece o conforto que buscávamos e nos perguntamos se valeu a pena todo o sacrifício e esforço.
Não há vitória mais prazerosa e verdadeira quanto a que é resultado de nossa energia criativa e espontânea, quando representa uma vontade real e pura, quando é a expressão de nossa essência. Essa vitória não precisa de aplausos, nem de público, porque ela é total realização
Magda Kumara
T.(11) 9-8506.3117