6 de Espadas6 de Espadas

Rompimento com a mente cartesiana

Magda Kumara

A carta de hoje é literalmente a carta seguinte a de ontem. Isso, no Tarô, mostra a evolução de uma situação: quando superamos um estágio e passamos para outro.

Se ontem a mensagem estava em se libertar do medo de perder o controle da vida, a partir de uma racionalização irracional (pois o medo cria uma realidade ilusória, mas que o mental acredita), hoje a mensagem é nutrir e desenvolver nossa capacidade intelectual em direção à lucidez e ao equilíbrio.

Por muito tempo foi considerado científico todo pensamento cartesiano, racional e lógico. Intuição, impulso e palpite eram abominados e considerados irrelevantes e até “místicos”. Se não era possível provar, não era real. Apesar de muitas mudanças conceituais promovidas pelas ciências atuais, especialmente pela física, muitos de nós continuamos presos na concepção cartesiana do mundo, onde as sensações, emoções e instintos não tem valor. Viramos escravos de nossa mente, seguindo todos os seus ditames, repudiando o que ela não homologava, negando o que ela não validasse.

Hoje, o Tarô – que para muitas mentes cartesianas está no rol das crendices – nos orienta a libertarmos de mecanismos mentais que criam preconceitos, doutrinas e crenças que, de fato, robotizam nossa capacidade intelectual. Afinal, nossa mente é muito mais inteligente integrada com nossas emoções e instintos. Não é assim que nascem os gênios? Ou você ainda acha que eles usavam apenas o mental?