10 de Paus

10 de Paus

por Magda Kumara

Legitime seu direito de viver como quer!

As crianças são naturalmente ativas e cheias de energia. E os adultos estão sempre a lhes dizer que é preciso estudar, realizar, construir; que a vida não é feita só de brincadeiras e diversão, que é preciso ter responsabilidade. Crescemos acreditando nisso, crescemos tentando sufocar essa energia vital e criativa para poder construir uma realidade segura e estável. Mas não é tão simples assim.

Essa energia que fica contida não se apazigua, não adormece. Ela acumula e continua a pulsar dentro de nós, ela quer vir à tona, quer se expressar. Os impulsos estão presos, mas não mortos.

Engana-se quem pensa que a realização material consegue se sobrepor a essa força vital. Mesmo quando se consegue alcançar a segurança, o poder, a riqueza – sem que essa energia tenha expressão – o sentido da plenitude não se faz presente.

Manter o status social e econômico pode ser menos prazeroso do que parece, em especial quando ele é adquirido às custas da repressão de sua vontade real, da opressão de seus instintos e impulsos.

Todos nós ainda possuímos um lado aventureiro e brincalhão, mas ele não pode ficar preso e oprimido por tantas obrigações, tarefas e responsabilidades que não permitem sua expressão.  Quanto mais tempo essa energia for bloqueada, mais perto ela chega de seu limite e maiores as chances dela se manifestar em seu corpo ou em acidentes.

Portanto, não desista dos seus sonhos em nome da segurança material e da responsabilidade. Não deixe de lutar pelo que deseja com medo da miséria e da derrota. A responsabilidade começa antes de tudo por você mesmo, sendo responsável por viver como realmente quer.