IV – O Imperador
Assumindo o controle de sua vida!
É comum ouvirmos pessoas reclamando da vida, muitas vezes, nós mesmos fazemos isso. Reclamamos da falta de sorte, da falta de oportunidades, das dificuldades, das limitações. Reclamamos das pessoas, da falta de emoção, do excesso de atividade. Reclamamos, reclamamos, reclamamos. Reclamar virou um vício, fruto da negatividade, quase uma justificativa para o mundo e para si mesmo de sua vida ser assim… desse jeito que não é bom.
Muitas coisas acontecem na vida que não podemos controlar. Há um Estado que cria leis e regras que nem sempre concordamos e nem sempre nos beneficiam. Há um mercado de trabalho muitas vezes hostil e prá lá de competitivo. Há pessoas que pensam diferente, que querem coisas diferentes e que nos veem como rivais. Há o aumento dos preços, o salário baixo, contas e contas.
Apesar de tantas interferências externas, o poder de fazer sua vida feliz ou não, depende apenas da forma como você a conduz. Quanto mais esperar que o mundo mude para você ser feliz, maior será sua infelicidade. Quanto mais esperar que o outro te ofereça aquilo que deseja, mais e mais experimentará ansiedade e frustração. Quanto mais colocar sua alegria nos bens materiais, maior será a pobreza de sua alma. Quanto mais desejar que tudo que é bom dure para sempre e tudo que é ruim acabe logo, maior será o sofrimento, a angústia, a tristeza.
O poder do controle de sua vida é absolutamente seu! Não o delegue a ninguém! Nem sempre as coisas são boas, mas podem não ser tão ruins, tudo depende de como você lida com elas.
Magda Kumara