7 de Copas         Frustração e Compensação

7 de Copas

Seguindo a linha de mensagens da semana, o Tarô hoje aponta a triste consequência de tentar manter a vida dentro de regras e limites considerados seguros e que atendam aos ditames sociais.

Quando a vida não segue da maneira que nossa essência anseia, quando temos muitas obrigações e tensões, buscamos compensação. Quando não temos o prazer de expressar quem somos, nossa criatividade e nossos talentos, quando não temos satisfação no nosso trabalho e nas relações afetivas, procuramos compensar nossas frustrações com bebida, sexo, compras, joguinhos eletrônicos e afins ou simplesmente sentar em frente à TV e ver qualquer coisa que não nos remeta à nossa própria condição. O problema está no excesso e na compulsão por esses prazeres, gastando tempo e dinheiro na tentativa de tapar o buraco interno que é muito maior do que o prazer que qualquer uma dessas atividades pode dar.

O pior de tudo isso é que muitos de nós acredita que a vida É isso! Que o viver é frustração e compensação, nada pode ser feito, apenas seguir na batida. E assim, não buscam o prazer verdadeiro, que vem de dentro, aquele que sentimos quando somos autênticos e verdadeiros conosco e expressamos nossa criatividade sem empecilhos.

Quando nos autorizamos a ser e fazer o que realmente nos dá satisfação, não precisamos da muleta dos prazeres substitutos.