V – O Hierofante
por Magda Kumara
Quer um conselho?
Não peça conselhos! As respostas, todas elas, estão dentro de você! Para acessá-las é preciso estar conectado consigo mesmo, livrar-se de crenças aprendidas, libertar-se de preconceitos e medos.
Mas, isso pode ser muito difícil… Passamos boa parte de nossas vidas acreditando que o certo é o que todo mundo faz: se é certo para o mundo, é certo para mim! Por outro lado, quando dizem que algo não é bom, então não pode ser bom para mim também!
Tanta obediência às regras e dogmas religiosos, sociais, familiares e educacionais aumentam as dúvidas sobre sua verdade interior, gera autômatos, pois, acima de tudo, oprime e retira a liberdade de ser, simplesmente, ser quem se é. Ser livre para fazer suas escolhas, aceitando o chamamento interno, mesmo que ele pareça diferente daquilo que é considerado bom, certo e seguro.
A busca da segurança e por tudo que possa fornecê-la é um dos maiores atos de autossabotagem. Deixar de fazer o que ama em nome da segurança é negar-se a possibilidade de ser feliz.
Nada é seguro, nada é estável, nada é imutável. Assim como a crise passa, a felicidade também. Qualquer estrutura pode ruir, mas você sempre terá a si mesmo e quanto mais você conhecer, respeitar e amar quem é, mais fácil será reerguer-se, reconstruir-se e resgatar-se.
Ouça a verdade que mora dentro de você e para ouvi-la não deixe nunca de aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, sobre quem se é. Nenhum conselho pode ser mais legítimo e certeiro do que aquele que vem da voz de sua essência.