3 de Paus

3 de Paus

por Magda Kumara

Empregando sua energia no que traz realização

É muito comum ouvirmos as pessoas falando que queriam fazer uma coisa na vida, mas acabaram indo para atividades totalmente diferentes. E, quando observamos com atenção, percebemos que elas tinham tudo para dar certo naquilo que gostavam (ou será que ainda gostam?).

Tantos talentos e dons desperdiçados. Por que isso? Por que tantas pessoas desistem de seus sonhos? Vemos muita gente frustrada e estressada por gastar sua energia em coisas que não satisfazem, não preenchem sua alma.

Somos condicionados pelo meio que habitamos, ele define o que tem valor e o que é inferior, o que é admirável e o que é deplorável. Assim, queremos ser aquilo que nosso ambiente admira e escolhemos nossas atividades baseados nesse conjunto de valores e negamos em nós tudo aquilo que destoa. Não é a toa que tem tanta gente descontente como que faz, infeliz mas sem coragem para mudar sua vida.

Mas, muitos de nós ainda dizem que tiveram que desistir de seus sonhos porque o filho nasceu, porque o pai não aceitava, porque a família iria ficar decepcionada… Sinto muito, mas culpar os outros pela sua frustração é uma maneira de justificar sua covardia em ir atrás do que queria. Sem contar que, às vezes, é mais cômodo ser um frustrado profissionalmente do que tentar e descobrir que é medíocre no que faz. Esse é o maior perigo de correr atrás do sonho: descobrir que não é tão bom quanto acreditava. Ter que recomeçar, ter que encontrar outro sonho, outra motivação.

O verdadeiro fracasso é passar a vida sem realizar seu propósito. O resto é preconceito, vergonha de assumir sua vocação, medo de ser quem se é.

Não podemos nos esquecer de que estamos aqui para sermos felizes, não para sofrer e gastar essa maravilhosa oportunidade em afazeres desprovidos de significado e realização.