Pajem de Espadas
Uma mente agitada inviabiliza a ação!
Cadê a chuva? A chuva que além de amenizar o calor, lava a poluição do céu e deixa o ar mais limpo? Esperamos por ela! Mas, enquanto ela não vem, devemos buscar essa mesma água purificadora para levar de nossas cabeças tantos pensamentos que nos intoxicam e nublam nossa capacidade de ver adiante.
Quanto mais poluídos estamos internamente, mais difícil é ver as coisas com clareza e identificar quais devem ser nossos próximos passos e para onde eles devem nos levar. Ficamos estagnados, preocupados com as contas a pagar e os bens a comprar. Não vemos o horizonte, vemos apenas uma intensa nebulosidade que nos priva de uma visão ampla e nítida de nossa realidade.
A mente agitada é igual a um lago muito movimentado: não se pode ver o fundo – como o zen budismo lembrou há muito tempo. Enquanto a mente não acalmar e quietar, não podemos ver as coisas como elas realmente são e muito menos identificar novas possibilidades.
Ao aquietar a mente, permitimos que as emoções aflorem e então ultrapassamos as várias camadas de medo e negatividade que nos paralisam e não nos deixam ir adiante. Enquanto não fizermos isso, continuaremos a achar que não conseguiremos, que está muito difícil, que o nosso mundo está desmoronando, que nada vai dar certo e mais e mais pessimismos.
Derrubar o medo, fruto de velhas crenças, é a primeira grande batalha que precisamos empreender para poder lutar pelo que verdadeiramente desejamos!
Magda Kumara
T.(11) 9-8506.3117