8 de Espadas
Abaixo a ditadura da mente!
A mente é maravilhosa! Com ela podemos compreender, analisar, aprender, refletir, observar. Mas, com ela também podemos controlar, maltratar, humilhar, agredir. Tudo depende do poder e do lugar que a mente ocupa dentro de cada um de nós.
Se a mente for investigativa, questionadora, crítica e, especialmente, aberta a todo tipo de fonte de informação, sem preconceitos nem pré-julgamentos, mais positiva será sua influência em nossa vida.
Mas, se a mente for rígida, controladora e autoritária, ela estabelecerá sua própria ditadura. Censurará toda e qualquer manifestação intuitiva, instintiva e emocional. Estabelecerá que a única verdade é a que provem dela. Banirá a espiritualidade, a consciência cósmica, a religiosidade. Torturará toda e qualquer manifestação de sensibilidade, de fé, de divino. Essa mente manipuladora e cruel isolará e jogará nos porões sua essência primordial para garantir a ordem e ter controle sobre a vida.
Todo poder autoritário revela uma imensa insegurança, um profundo medo do desconhecido, do não planejado. Dar muito poder à mente pode ser uma forma de buscar mais segurança e firmeza, uma forma de conter os outros sentidos que não são confiáveis e não têm constância. Mas, sem eles na co-gestão de nossas vidas, criamos um profundo abismo interno.
Aproveitemos a data histórica e lutemos pelo fim da ditadura da mente! Democracia já!
Magda Kumara
T.(11) 9-8506.3117