A proposta deste projeto é assessorar as pessoas a encontrarem seu lugar no mundo, onde querem ir e identificar as dificuldades e obstáculos para isso.

É uma linda jornada de autodesvendamento e um olhar honesto sobre si mesme, a fim de se libertar daquilo que impede ou atrapalha seu caminhar.

Esse trabalho é baseado no PES (Planejamento Estratégico-Situacional) desenvolvido pelo chileno Carlos Matus, ministro de Economia do governo Salvador Allende. É estratégico no sentido de encontrar os caminhos a seguir e aumentar as possibilidades de chegar até lá; situacional porque o propósito é estar atento ao contexto que muda conforme as conjunturas (adaptações às oscilações).

Trabalhei muito com esse planejamento em vários tipos de instituições públicas e não-governamentais. No meu percurso de atendimentos terapêuticos, percebi que uma das dificuldades mais significativas que as pessoas enfrentam é decidir e/ou descobrir seu próprio rumo, governar sua própria vida. O PES é um Plano de Governo com potencial para contribuir com o indivíduo, como uma autogestão (gestão de mim mesma).

Com muita escuta empática (sem julgamentos, críticas, análises), é possível abrir espaço e acolher todas as vozes internas e identificar o que elas têm a dizer, considerando as observações de  cada uma. Todas têm seus motivos, suas razões e lembram que se essas questões não forem validadas, a divisão interna permanecerá. Dar lugar e voz para todas essas partes, todos os ruídos, apazigua a pessoa que está realizando a Jornada e dá alinhamento às suas ações.

O forte desse processo é identificar as dificuldades, os problemas e os obstáculos – a maioria interna – que prejudicam o caminhar ou descobrir qual é esse caminho. Mas não é uma simples enumeração dos problemas, é um olhar atento e investigador, saindo da superfície e chegando à sua origem. 

A partir de um cenário completo, pode-se saber quais os resultados esperados, os projetos a serem desenvolvidos e constrói-se, então, o Plano de Ação

Embora o Plano de Ação seja o resultado prático, no decorrer da Jornada aumenta-se a compreensão de seus processos internos e as mudanças são perceptíveis durante o percurso. O processo da Jornada de Autogestão aumenta o autoconhecimento e por si só é transformador.


Agende um horário gratuito para sabermos

como a Jornada de Autogestão pode te ajudar.

Atendimento online

Whatsapp (11) 98506.3117

Instagram: Almar-se