V – O Hierofante
Seja seu próprio mestre!
Deus. O que é Deus? Onde está Deus? Durante séculos as religiões traçaram a imagem de um Deus poderoso, onipresente, onisciente e, muitas vezes, impiedoso. Esse Deus estava no céu, em um lugar absoluto, num patamar muito mais elevado do que qualquer outro ser vivente. Um Deus pronto para castigar quem não cumprisse as regras e dogmas estabelecidos, em seu nome, pelos sacerdotes das igrejas.
A criação desse Deus tirava de nós qualquer divindade, nos brutalizou, determinou que nascemos em pecado e decretou que as religiões representavam o único caminho para nossa redenção. Para fortalecer esse Deus, criou-se o diabo e o medo da demonização.
A história da humanidade é repleta de eventos em que as igrejas interferem na ordem dos Estados, unindo ou disputando forças. Se na Idade Média muitas pessoas foram condenadas pela chamada “justiça divina”, com o Iluminismo a racionalidade é enaltecida e o ateísmo ganha força. Hoje vemos, de um lado, a proliferação de novas igrejas com milhares de seguidores, de outro lado, um grande número de descrentes e ateus que afirmam que a criação de Deus é resultado de fanatismo e forma de manipulação dos povos, negando assim sua própria espiritualidade.
Seja qual for a ideia de Deus que você tenha, acima de tudo creia no seu Deus interno. No mestre, professor, xamã – ou qualquer outro nome – que reside dentro de si mesmo. É a partir dessa iluminação interior que acessamos nossa própria divindade e, com ela, podemos seguir nossa trilha que transcende a matéria, que dá sentido à nossa vida.
Ninguém é capaz de nos ensinar a verdade, a verdade está dentro de nós. Nenhum mestre deve nos dizer o que fazer, deve nos orientar, nos estimular a encontrar nosso caminho espiritual, nosso caminho de autoconhecimento, nosso caminho de iluminação.
Magda Kumara
T. (11) 9-8506.3117