8 de Paus

8 de Paus

Toda energia contida há de explodir!

No decorrer da vida aprendemos a ser educados, a não dizer tudo que pensamos, a sermos cordatos, a respeitar os outros, a não se colocar em primeiro lugar, e tantas e tantas outras coisas que nos tornassem socialmente agradáveis. Isso é errado? Não fazemos, fizemos ou faremos isso com nossos filhos? Não reclamamos de pessoas que não respeitam o espaço alheio? Não dizemos que as pessoas não têm a menor noção de cidadania? Então, o que pode estar errado?

O problema disso está, em primeiro lugar, no fato de priorizarmos o outro em vez de nós mesmos e, com isso, esse outro passa a ser a referência do que somos: se o outro achar bacana o que fazemos, então somos bacanas; se o outro nos acha feios, então somos feios. E tudo que fizermos e como fizermos estará validado pelo outro, não por nós mesmos.

A partir do momento que ficamos reféns do outro, perdemos a conexão com nosso ser. Deixamos de falar o que pensamos, não porque consideramos que não vai trazer bem algum, mas porque NÃO podemos falar o que pensamos. Não usamos nossos potenciais, nossa capacidade intuitiva, racional, criativa, emocional para decidirmos onde vamos, o que fazemos, o que falamos, o que amamos, o que desprezamos, não! Atuamos de acordo com aquilo que é esperado de nós socialmente.

Você pode dizer que você não é assim e acho que não é mesmo! Nem todo mundo, a todo momento, está fazendo apenas o que se espera dele. Temos nossa identidade, há coisas que acreditamos e defendemos com unhas e dentes. A questão está naquilo que não percebemos que fazemos, que tocamos no piloto automático da nossa educação e aprendizagem social. E, quando reagimos, de maneira explosiva, ficamos mal, nos sentimos péssimos, nos desconhecemos, odiamos nossa falta de controle. E, nessa autocondenação, deixamos de entender e compreender o que nos levou a isso.

Observe os sapos que você engole, identifique o porquê faz isso, perceba a energia e a emoção que você está reprimindo. Cuide disso, permita que elas fluam, porque se não, mais cedo ou mais tarde, esses sapos sairão de sua boca de maneira incontrolável e explosiva!

Magda Kumara

T. (11) 9-8506.3117