5 de Paus
A vida lhe parece uma eterna luta?
A cultura vigente prega que apenas com muita luta e muita batalha consegue-se atingir os objetivos. Mais do que desejo e boa vontade é necessário muito esforço e pelo caminho haverá muitos opositores e inimigos. Acreditamos tanto nisso que passamos a valorizar apenas aquilo que conseguimos com muito suor e desprezamos aquilo que a vida nos oferece de bandeja.
Será que a vida é isso mesmo? Será que só tem valor aquilo que brigamos para conquistar ou estamos absolutamente inseridos na ideologia do merecimento? Será que aquele amor que nos chega sem avisar, que aparece na nossa frente sem aviso prévio, aquele amor fácil e tranquilo (com sabor de fruta mordida) deve ser trocado por aquele que passamos a vida desejando e lutando, que nunca dá certo, mas que algum dia vai dar se batalharmos muito? Será que tudo aquilo que desejamos e facilmente se realiza tem menor valor do que aquilo que temos que dedicar muitas horas estudando, refletindo, sacrificando momentos de prazer?
É para pensar… Afinal, o que é merecer e o que nos torna merecedores? Nosso suor ou nosso desejo? Se suor e desejo andam juntos, a luta é pelo puro e verdadeiro. Se suor e desejo são permeados pela necessidade de aceitação e apreço, a luta é uma batalha sem fim, nunca vencerá, pois nuca agradará a todos.
Magda Kumara