ENERGIA DA SEMANA: DESISTA DAQUILO QUE NÃO FAZ MAIS SENTIDO! (6 DE ESPADAS)
Desistir em nossa cultura virou sinônimo de derrota, de fracasso. Desistir é abrir mão de algo e nem tudo do que abrimos mão é necessariamente bom.
Desistir de brigar, desistir da mágoa, desistir de algo que é nocivo e traz sofrimento é muito saudável e positivo. Mas, para desistir é necessária uma boa dose de coragem.
Sempre que estamos imersos em uma situação – seja porque a construímos, seja porque fomos inseridos nela – nos obrigamos a vivenciá-la, nos sentimos responsáveis e acreditamos que é possível chegar a um bom termo. Tentamos, sofremos, insistimos até o nosso limite. É preciso coragem para reconhecer que não há mais possibilidade, que não há mais para onde ir. Mesmo com o coração pesado, desistir pode ser a melhor solução.
Desistir pode representar a tomada de consciência de que as condições não são adequadas, de que a realidade é outra, de que aquilo que se acreditou está mudado ou que se enganou.
Desistir é ter equilíbrio mental e moral de que não há mais ação possível. Ao desistir, abandona-se a tensão e descortinam-se novas perspectivas.
Desistir de algo que nos é ou foi importante nem sempre é alegre, mas pode ser um ato de sabedoria e fé. Afinal, fazer a travessia nem sempre é fácil, mas pode ser uma etapa de evolução.
(Imagem: The Fountain Tarot)
DESAFIO: ACABOU MESMO OU É ANSIEDADE E FRUSTRAÇÃO? (7 DE OUROS)
Saber se ainda deve persistir ou se é hora de desistir é o grande desafio!
Uma maneira de estar atento a essa questão é perceber o quanto há de ansiedade e frustração. Ansiedade por querer que as coisas aconteçam, que deem resultado num tempo mais curto do que é possível. Frustração por não ver esse resultado, por ele não ser como se desejava ou planejava.
As pessoas que trabalham com a terra sabem que tudo que se planta tem um tempo de maturação, uns mais rápidos, outros mais demorados. Nada que se planta hoje poderá ser colhido amanhã, tem que esperar; esperar e cuidar para que o fruto se desenvolva forte e saudável.
É preciso dar o tempo necessário para que as coisas aconteçam, para que os ciclos se completem, para que o retorno chegue.
Então, antes de desistir de algo, faça uma investigação interna honesta para identificar o quanto tem de ansiedade e frustração, se ainda vale a pena investir no caminho, se ainda têm frutos para brotar.
Essa análise trará mais segurança para sua decisão e leveza nos futuros passos de sua jornada.
(Imagem: Lunatic Tarot)
OPORTUNIDADE: A MENTE TAMBÉM É UMA ALIADA! (CAVALEIRO DE ESPADAS)
Para sair do impasse entre desistir e prosseguir a mente tem que ser personagem principal.
Seria bem tranquilo se a cabeça não fosse ocupada por tantos pensamentos, condicionamentos, valores, concepções de certo e errado, bom e mau. Podemos ficar ainda mais divididos do que unos.
Mas, sem uma reflexão pausada e equilibrada, qualquer decisão será por impulso, buscando evitar a dor, o medo, a frustração e a ansiedade.
É uma enxurrada de pensamentos que precisam ser separados, analisados e reconhecidos. Olhe para eles. Escute o que eles estão querendo te dizer. Acolha-os e encaminhe-os para seus respectivos lugares.
Perceba o que há por traz deles, quais necessidades não estão sendo atendidas?
Lembre-se de que tudo aquilo que negamos em nós está descuidado e precisa de nosso reconhecimento.
A energia mental da semana colaborará para esse processo.
(Imagem: The Starchild Tarot)
Que nesta semana sua racionalidade aguçada contribua para que realize as mudanças necessárias em sua vida!
Namastê