ENERGIA DA SEMANA: RESGATE SUA CRIANÇA! (6 DE COPAS)

A infância é uma etapa da vida em que olhamos o mundo com olhos esperançosos e vibrantes. Percebemos nosso corpo de maneira intensa; a dor e o prazer são genuínos. A espontaneidade é a marca registrada, os sentimentos e emoções são expressos sem censura.

Mas é também na infância que começa a desconexão com o que efetivamente somos; começamos a forjar nossa personalidade, nossos quereres, nossos prazeres e desejos de acordo com o que recebemos de estímulo positivo ou negativo. Ficamos tão condicionados a agir e reagir dentro de uma estrutura conhecida, que bloqueamos nossa espontaneidade, cortamos o contato com nosso fluxo interno, descartamos nossos impulsos primordiais e seguimos o caminho que nos mostraram, não o que desbravamos com nossos próprios pés.

Daquilo que você gosta e que lhe dá prazer; daquilo que ilumina sua alma e alegra os teus momentos; de todos os seus sonhos e desejos, o que é efetivamente seu? O que disso foi ensinado, aprendido, forjado?

A vida está aí, a infância não volta, mas é possível resgatar a parte de nós que foi perdida e abandonada, reintegrá-la para podermos ser mais inteiros, mais plenos e muito mais vivos!

 

DESAFIO: COMPENSAÇÃO NÃO É PRAZER!  (7 DE COPAS)

Quanto mais distantes estamos de nossa essência, quanto mais presos aos nossos condicionamentos ficamos, maior é nossa tendência a buscar compensações para que a vida “pareça” mais leve.

Temos que nos distrair para não sentir as angústias, as tristezas, as ansiedades, os medos. Essa distração cria a ilusão de que o problema não existe, de que estamos livre dele. Mas, dura pouco e cada vez é preciso de mais uma dose de distração e essa busca pela distração vai se transformando em um vício. Todas as nossas atividades repetitivas e desenfreadas têm como objetivo nos tirar de nós, nos libertar daquilo que nos oprime internamente.

Quantas pessoas deixam de dormir jogando ou assistindo televisão até altas horas. Quantas pessoas veem a comida, a bebida, as drogas como fontes de prazer, do prazer que não conseguem ter.

Nessa tentativa de procurar e manter prazer de forma artificial, distanciamo-nos ainda mais de nossa essência e, sem conhecê-la e entendê-la, não promovemos as mudanças internas, não compreendemos a fonte dos nossos sofrimentos.

Aceitar e compreender aquilo que a alma clama não é fácil, realizar o que ela pede é ainda mais difícil, mas a mensagem da semana está indicando que uma linda maneira de encontrar esse caminho é resgatando nossa criança interior e reintegrar tudo aquilo de mais puro e lindo que ela possui, num esforço constante de combate aos condicionamentos.

 

OPORTUNIDADE: RENASCENDO! (JULGAMENTO)

Para resgatar sua criança interior, sua alegria, sua espontaneidade é primordial a tomada de consciência sobre quem se é, o que deseja e o que pretende com sua própria vida.

É preciso se despojar daquilo que não é essencial, daquilo que é supérfluo. É preciso se libertar de pesos extras, romper os grilhões dos condicionamentos. É preciso estar leve, ter a alma lavada e a mente aberta e receptiva.

Isso deve ser feito despertando, analisando e liberando velhas crenças, antigos padrões de comportamento, traumas, autopunições, preconceitos e tudo que ainda reside dentro de si que embaça, ocupa espaço e impede sua autêntica expressão. Valide quem você é, não como acha que deve ser, não como se habituou a ser.

Apenas após essa limpeza, as janelas estarão efetivamente abertas para a entrada do ar – de novos ares – para purificar e permitir você retome sua essência e seja livre e espontâneo como seu espírito é!

Será o momento de uma nova consciência, o momento de seu renascimento!

Nesta semana, reencontre sua criança interior, reintegre-a, libertando-se das compensações que amortiçam e impedem seu próprio renascimento.

 Namastê