ENERGIA DA SEMANA – MENTE AGITADA (4 DE ESPADAS)
Muitos estímulos mentais! Assim será a energia da semana!
Respire fundo e prepare-se! Afinal, a paz mental é essencial para a paz na vida.
A situação vai ser mais ou menos essa: você vai tentar relaxar e virão pensamentos aleatórios em sua cabeça. Você vai tentar se concentrar em alguma coisa e assuntos sem nenhuma conexão vão brotar em sua mente.
Se você tiver que tomar uma decisão então, vai ser ainda mais difícil encontrar momentos de calmaria.
A boa notícia é que acalmar a mente é possível, mas exige muita dedicação, esforço e consciência de que não é a tarefa mais fácil!
Quando nossa mente está muito agitada é necessário parar e observar o que passa por nossa cabeça, os pensamentos que nos ocupam e preocupam. Afinal, “Assim como água agitada não mostra os peixes ou conchas embaixo, o mesmo ocorre com a mente.” Mas, somos insistentes! Tentamos, pensamos mais um pouco, a cabeça deve dar a resposta para nossas dificuldades, deve mostrar a saída de nossos problemas!
Esquecemos que a mente também está turva pelas emoções, traumas, medos, apegos, falta de autoestima. A mente reflete valores, crenças, moral aprendida e adotada, que nos diz o que é certo, o que é errado, o que esperam de nós, o que representa caminho do sucesso e fracasso. E, entre tanta sujeira, lodo e barro, não vemos o fundo, não vemos a única e exclusiva verdade, a verdade de nosso ser interno.
A meditação é um dos caminhos para acessar nosso ser interno, nosso ser superior, nosso mestre, nosso inconsciente. A partir da meditação, as águas se acalmam e podemos ver o fundo, os pensamentos se aquietam e podemos entrar em contato com nossa irremediável verdade.
Nesta semana em especial, medite, do jeito que for, da forma que for. Encontre sua maneira de meditar, sua técnica de meditar, mas medite. Medite sentado, andando, correndo, nadando, mas medite. Pode ser a diferença entre uma semana infernal e uma semana serena.
DESAFIO: VERDADE OU MENTIRA? (6 DE ESPADAS)
Em quantas coisas acreditamos veementemente, para depois compreendermos nosso grande engano? Criamos verdades, construímos crenças a respeito de pessoas, de ideias, do mundo, da vida. Norteamos nossas ações de acordo com essas crenças e quando elas se revelam equivocadas, nossa estrutura fica abalada. Sentimo-nos decepcionados, frustrados, perdemos o rumo e o chão. Somos obrigados a rever nossos conceitos e criar novas verdades no lugar das velhas.
Mas, afinal, o que é a verdade? Por muito tempo foi incontestável o fato de a Terra ser quadrada, hoje isso é uma piada. Nem mesmo a ciência consegue ser tão inexorável! Então, porque julgamos que nossa verdade é única?
Questionar nossa verdade tira-nos a segurança, ou melhor, desfaz a bolha que criamos para nos sentirmos seguros. Mas, essa mesma segurança oprime e nos obriga a reprimir emoções, desejos, instintos e intuições. Tudo que não se enquadra nessa verdade deve ser rejeitado e abolido! Porém, essa verdade foi concebida por um conhecimento parcial da realidade e carregada de pré-conceitos e preconceitos.
Quanto mais estudamos e nos informamos, mais descobrimos sobre nossa ignorância. Quanto mais pessoas conhecemos, mais percebemos as diferenças, a diversidade. Quanto mais permitimos que nossa emoção e intuição atuem, mais flexíveis e adaptáveis às mudanças nos tornamos. Quanto menos verdades criamos, mais conhecemos sobre a vida!
O que não é verdade é mentira? Responder essa pergunta, buscar respostas a ela poderá ser a diferença entre ter uma semana mais tranquila e uma muito mais tumultuada mentalmente.
OPORTUNIDADES: A RESPOSTA ESTÁ NO AMOR! (OS AMANTES)
Em uma semana com uma energia super mental, o melhor caminho está em ouvir nosso coração, nosso sentimento mais puro e verdadeiro, nosso amor.
Quanto mais tentarmos encontrar as respostas baseadas na racionalização e na lógica, ou ainda, dentro do padrão conhecido e estabelecido, considerando nosso medo de ameaça e insegurança, mais nos afastaremos do bem-estar, mais presos ficaremos na caixinha e mais dor e sofrimento teremos.
Fazer a escolha pelo coração, tomar decisões baseadas na nossa verdade mais profunda e pura, pode parecer, para muitos, uma grande insanidade. Mas, quando nos despimos dos medos do ego, quando acessamos nossa amorosidade, nossa compassividade, encontramos as respostas mais sublimes e reveladoras.
Toda escolha há perdas – já sabemos disso -, mas quando nosso coração se aquece, quando ele fica tranquilo, sabemos que é a decisão certa.
Esta semana pode ser muito difícil, pode ser bastante estressante, mas o caminho para a leveza você já sabe qual é! Está bem aí, dentro de você, debaixo das muitas camadas de orgulho, medo, insegurança e vulnerabilidade. Está no seu coração, em sua capacidade infinita de amar!
Deixe que seu coração mostre o caminho!
Namastê