10 DE OUROS – ENERGIA DA SEMANA – QUER PROSPERIDADE?
A busca pela prosperidade é um dos grandes motores da vida, afinal, sem recursos financeiros e materiais sofremos com a insegurança em garantir nossa própria sobrevivência. Pagar as contas, garantir a moradia, ter comida ou, no mínimo, manter o padrão de vida podem ser lutas diárias. Queremos mais, queremos a abundância, o conforto, a tranquilidade material para realizar outras buscas, a busca pelo amor, pela espiritualidade, pela realização pessoal.
Mas, o medo da carência absoluta, da miséria, faz com que fiquemos presos na imensa roda da frustração. Não realizamos nossos sonhos porque podemos ficar pobres, não empreendemos porque pode não dar certo. Sempre aparecerá alguém que dirá que o mercado não está bom para isso, que garantir o emprego é o melhor nesse momento, pelo menos você estará protegido – e se for demitido ainda terá o seguro- desemprego. Aceitar essa condição é manter-se num eterno torpor, o torpor que não te deixa despertar para o que a vida vem te chamando a realizar e que te mantém nesse mecanismo de alienação pessoal.
De onde vem a crença que o dinheiro tem que vir do sacrifício? Por que achamos que só é merecedor da abundância quem se mata de trabalhar – não necessariamente naquilo que o realiza –, quem não tem horas de folga, quem não tem tempo para a família, quem não consegue tirar férias? Por que achamos que nossos dons e talentos – aprendidos e melhorados por anos – devem ser de graça? Por que achamos que nosso suor tem que ser pago, mas que aquilo que fazemos por prazer e com amor não pode ter retorno financeiro?
Pense nisso e perceba que a verdadeira prosperidade não é sinônimo de uma gorda conta bancária, ela é muito mais do que apenas o cifrão. Ela é sim conforto, abundância e realização material , mas é também conforto familiar, abundância emocional e realização profissional.
8 DE ESPADAS – DESAFIO: NÃO SE ESCONDA!
A prosperidade pode parecer mais fácil de ser alcançada quando seguimos o caminho que é traçado pela sociedade, o caminho do mérito e do esforço constante. Vemos muitas pessoas bem-sucedidas que abandonaram muitos aspectos importantes da vida mais para chegarem onde chegaram. Dessas pessoas, poucas são as que conseguiram estabelecer equilíbrio nesse percurso, valorizando o trabalho mas também respeitando suas emoções, suas relações de afeto e seus prazeres.
Ser próspero, verdadeiramente próspero, não é possível apenas com trabalho externo. Para ser próspero é preciso de integração, integração interna, de ser e estar completo!Não dá para ter abundância na vida – e ser feliz – escondendo-se atrás daquilo que acha que tem que ser! Não dá para se realizar e cumprir seu propósito na vida prendendo a pessoa que realmente é em seu interior, mantendo sua criança encolhida, assustada e com medo.
O que aprisiona seu ser interno? O que te impede de se expressar livremente? Quais são as barreiras e as clausuras colocadas? Onde o medo, o pessimismo e a dúvida são gerados? O que bloqueia seus impulsos e espontaneidade?
Essa reflexão é essencial! Quebrar essas grades que te aprisionam pode ser bem difícil, mas o resultado de uma vida mais leve e verdadeira, mais próspera e repleta de autorrealização, faz qualquer esforço valer a pena.
FORÇA – OPORTUNIDADES: AUTOCONSCIÊNCIA E INTEGRAÇÃO!
Se alguém faz a pergunta “quem é você?” as respostas mais ouvidas são: sou médico, professor, engenheiro, advogado; sou casado com fulano, sou filho do sicrano; sou gerente do banco, sou o presidente da empresa, sou o coordenador do projeto e por aí vai. Apresentamos nosso status no mundo – e sempre escolhemos o de maior impacto! Se tirássemos esses “títulos”, saberíamos dizer quem somos nós?
Os condicionamentos e programações infringidas em nossa mente durante toda a vida ofuscam nosso autoconhecimento. Acreditamos ser o que nos disseram que somos, tentamos aplacar toda e qualquer sensação de estranheza com a vida, e quando não temos sucesso, nos indicam tratamento contra depressão. É necessário estar ajustado! Mas, ajustado a si mesmo ou à sociedade? Muitos dirão que é a mesma coisa! Que o mundo é assim mesmo, que quando estamos ajustados à realidade prática, estamos ajustados internamente. Será?
A autoconsciência é muito maior do que esta realidade concreta que conhecemos, a autoconsciência inclui nossos vários corpos: físico, emocional, mental, espiritual, causal, divino. E o que sabemos a respeito de cada um deles? Conhecemos mal e mal os corpos físico, emocional e mental, que em geral estão desequilibrados e em conflito: um sempre querendo se sobrepor ao outro.
Devemos fazer da busca pela autoconsciência e integração de nossos vários corpos uma missão de vida, rompendo com os condicionamentos que nos afastam de nossa verdade interior, preenchendo nossa jornada de muita luz, equilíbrio e contribuindo para nossa evolução.
Que sua semana seja de muita autoconsciência, integração e que você possa trilhar seu verdadeiro caminho rumo à prosperidade!
Namastê