CAVALEIRO DE ESPADAS – ENERGIA DA SEMANA: QUEM TEM RAZÃO?
Esta semana traz a energia da racionalidade. Mas não se iluda pensando que será uma semana de lucidez, entendimento e sabedoria. Seria ótimo se fosse assim, a questão é que essa energia racional vem com uma boa dose de agressividade, de dicotomias internas, trazendo fortes diálogos mentais que podem se converter em falatórios sem fim ou até violência verbal. Enfim, pode ser ruim para dentro e muito ruim para fora.
A racionalidade em demasia pode tornar-se irracional. Muita argumentação e defesa das ideias pode ser uma maneira de esconder as emoções, de se distanciar afetivamente, de se proteger. É também uma forma de agredir (não dizem que o ataque é a melhor defesa?), uma agressão que reduz o outro para poder se sentir maior e validar uma enganosa autoestima.
Isso pode funcionar quando não quer se magoar, quando não quer se perceber em sua totalidade, mas também é o caminho mais curto para a solidão, para a desesperança , para a tristeza de dias tão frios quanto uma mente afiada e cheia de certezas.
Portanto, quando notar que essa agressividade mental está forte em você, pare e observe-se, pode ser que você esteja tentando buscar razões para justificar o que sente ou ainda para provar que tem motivos para sentir isso. Talvez tudo o que você precisa é encarar esse sentimento e acolhê-lo, sem julgamentos ou críticas. Encontrar alguém que te escute empaticamente para que você possa compreender que não tem nada de errado sentir o que está sentindo e que a mente não apenas está colocando lenha na fogueira!
Pense nisso!
O MUNDO – DESAFIO: QUE TAL MUDAR?
Se você continua acreditando que é melhor ter razão do que ser feliz, então não tem porque mudar, mas se você quer ser feliz…
A maior dificuldade será abandonar um jeito conhecido de ver, perceber e reagir às coisas que acontecem. Sabe aquela coisa de ficar falando, falando, falando (pra alguém ou dentro de nossa própria cabeça) que estamos certos, que os outros estão errados, que não poderiam fazer isso com a gente, depois de tudo que fizemos, que os outros são ingratos, que não percebem quanto a gente se deu e se sacrificou, e por aí vai? Pois é, podemos estar cobertos de razão, o problema é que todos querem ter razão!
Está na hora de mudar o disco! E não dá para entender porque resistimos tanto a fazer diferente! Esse modelo já se provou ineficaz, mas continuamos tentando ainda convencer aos outros e a nós mesmos que estamos certos, que temos a razão. Façamos diferente!
Em vez de tentarmos provar nossa razão, por que não tentamos entender o que está nos fazendo sofrer? Quando compreendemos que nossa dor ocorre porque algo muito importante dentro de nós não está sendo satisfeito, podemos fazer algo a respeito, de verdade, em vez de ficar encontrando razões para continuar a sofrer. Em vez de provar que temos razão, podemos falar sobre aquilo que nos falta, aquilo que precisamos: reconhecimento, atenção, compreensão, afeto, companhia, apoio, amor, cuidado… e tantas outras necessidades. Quando reconhecemos isso, podemos fazer algo efetivo para sair da dor e não mais ficar alimentando e buscando várias razões para colocar o outro – e nós mesmos – no lugar de algozes de nossa vida.
O SOL – OPORTUNIDADES: SEJA LUZ!
Você é seu corpo e muito mais. Você é sua mente e muito mais. Você é sua emoção e muito mais.
Você é luz. Você é a energia vibrante e criativa. Você é doce. Você é a sorte, a estrela, o guia. Você é um ser divino e iluminado. Você é uma força da natureza. Você é a saúde. Você é alegre e feliz.
Você é lindo, lindo, lindo. De uma beleza para além da estética.
Você possui A verdade. Você carrega o dom da vida. Você trilha o seu caminho. Você conduz a sua jornada. Você ilumina as sombras. Você retira os véus. Você inspira.
Você é consciência. Você é sabedoria. Você é espírito. Você é parte e é todo. Você é a própria natureza. Você compõe a grande família cósmica.
Conhecer-se e reconhecer-se, estar conectado consigo mesmo, valorizar-se, ser e amar quem realmente é, são os ingredientes para reavivar e aumentar sua luz.
Não se esqueça de que você é tudo isso, muito maior que sua mente, muito maior do que as tantas “verdades” que poluem sua cabeça.
Mais do que desejar luz, desejo que você encontre a iluminação. Mais do que desejar expansão da consciência, desejo que nunca esqueça de que és um ser divino.
Namastê