2 DE OUROS – ENERGIA DA SEMANA: MOVIMENTO E EQUILÍBRIO!
Esta semana nos convida ao movimento, à fluidez e à leveza, chamando-nos para experimentar novos sabores, testar novas práticas, viver novas aventuras!
Assim como uma criança que está para tirar as rodinhas da bicicleta, há insegurança e muito medo de cair. Ela está acostumada com o apoio –é o modo conhecido de andar de bicicleta – mas ela sabe que superar esse novo desafio significa crescer, que ao abrir mão do seguro iniciará uma nova aventura que a fortalecerá e trará muito prazer e satisfação. Ela aprende que o segredo de manter o equilíbrio está no movimento, em continuar pedalando.
Simples assim, a maioria de nós passou por isso. Essa conquista é emblemática para a vida: percebemos que temos capacidade de romper limites internos e conquistar aquilo que desejamos.
Devemos nos lembrar disso e olhar para nossa vida agora. Para mudarmos, precisamos acreditar, querer e aventurarmos. Permitir que a vida seja mais leve, tirar o peso dos obstáculos mentais, acreditar na nossa capacidade de conquistar e de superar os desafios.
Permita que atividades lúdicas façam parte do seu dia, atividades que mexam com seu corpo, que liberem as energias estagnadas, que espantem os parasitas mentais. Afinal, é no movimento que se encontra o equilíbrio!
3 DE PAUS – DESAFIOS: DESENGAVETANDO PROJETOS!
A gestação é o tempo necessário para o novo ir ganhando forma, crescer, se desenvolver até poder sobreviver fora do útero.Há casos em que o bebê demora a nascer, não dá sinais de que pretende sair do conforto do ventre materno. Tem que estar atento! Se passar do tempo, a criança começa a ter problemas, sua nutrição e oxigenação ficam muito prejudicadas. Quanto mais tempo ficar, maiores serão as sequelas. Se demorar mais ainda, morrerá antes mesmo de nascer.
E assim é para tudo! Por mais difícil que seja colocar em prática uma energia que já está há muito contida, isso tem que ser feito. Por maior que seja o medo do que está por vir, do que pode acontecer, dos fracassos e das vitórias, nada pode ser gestado para sempre.
Tudo que fica guardado por muito tempo cria mofo e perde o viço. Muitas boas ideias morrem antes de nascer. Quando tudo isso está dentro de si mesmo, uma parte sua envelhece e aos poucos vai perdendo energia vital.
Quantos projetos você já gestou? Quantos foram concretizados? Quantos morreram de inanição? Aproveite a energia da semana e faça com que seus projetos saiam do ar e alcancem o chão, permita que sua criatividade e energia frutifiquem, permita-se ser e fazer o que realmente quer.
8 DE ESPADAS – OPORTUNIDADES: ACREDITANDO NA CAPACIDADE DE VOAR!
No interior, é comum cortarem as asas das galinhas para que elas não voem. Quem é da cidade até pensa que galinha não voa, na verdade ela voa bem baixinho. E esse termo, “cortar as asas” é muito usado para ameaçar alguém que está tentando alçar voos maiores ou até mesmo para incutir o medo: “não se anima porque daqui a pouco vão cortar suas asas”. E entre o medo de que cortem nossas asas em pleno voo, aprendemos a nos autopodar, assim evitamos a queda. E de tanto evitar a dor da queda, não nos permitimos voar!
As restrições autoimpostas funcionam como uma verdadeira prisão da alma e da vida. Impulsos, desejos, novas ideias, novos amores, são tolhidos pelo medo. Medo do fracasso, medo de errar, medo de se frustrar, medo de se desiludir. É como se aquele sonho comum da adolescência – o de estar nu em público – pudesse se realizar. E nisso, nos aprisionamos mais, cortamos mais um pouco nossas asas e quando vemos, nem um voo baixo somos capazes de dar.
É o momento de sair dessa escuridão de medo, dessa caverna que nosso ser habita. Não podemos passar a vida hibernando, há mais sol e calor lá fora do que nosso ego pretende nos convencer. Esse mesmo ego que nos sabota, que é tão pessimista, que nos faz acreditar que é melhor se apequenar do que sofrer ante a derrota.
Nesta semana, a vida nos convoca, mais do que nunca, a acreditar em quem somos e atender nosso apelo de expansão, de luz de amor. Sejamos corajosos para romper com as crenças de que não somos capazes, de superar as críticas e autocríticas, de crer que a vida é muito maior do que qualquer medo de derrota!
Muito amor, luz e asas abertas para a vida!
Namastê