O EREMITA – ENERGIA DA SEMANA: AUTOCONHECIMENTO!
O principal companheiro que terá na vida é você mesmo e para que essa relação seja tranquila e produtiva é necessário que se conheça profundamente, concentrando sua atenção em si mesmo, em silêncio, observando seu corpo, suas sensações. Compreendendo-se, sem julgamentos, sem críticas, apenas sentindo e acolhendo.
Recolha-se, dê um tempo para si, um momento somente seu, todos os dias, para entender o que sente, para perceber como está. Observe o que está vivo dentro de você, quais são seus sentimentos, quais suas necessidades. Vá para além da raiva, do medo, da mágoa. Perceba o que de fato pulsa e precisa ser cuidado.
Orgulho, rancor, ciúmes escondem necessidades que não estão sendo atendidas. Necessidades de amor, acolhimento, segurança… dentre tantas outras. Quando descobrimos o que de fato precisamos, podemos encontrar o caminho e a solução para aquilo que nos falta.
Assim, quando estiver com os outros, estará pleno e consciente. Estará compartilhando o que pode compartilhar, sem aviltar-se. Receberá o que cabe em você, o que consegue receber, sem sobrecarregar-se.
O contato com o mundo fica muito mais fácil quando está em consonância com o que se é. Tudo flui muito melhor quando reconhece e respeita seus limites e possibilidades.
Aproveite a energia desta semana para estreitar o vínculo consigo mesmo!
2 DE PAUS – DESAFIOS
A história de cada pessoa é formada por fatos, eventos, impressões, traumas, dores, aprendizados e percepções que nem sempre são totalmente conscientes. Muitas das coisas vividas ficam marcadas, impregnadas em nosso interior e, todas as vezes que somos confrontados com situações similares, elas vêm à tona e reagimos, seja para evitar o sofrimento, seja para receber elogios. Essas reações tornam-se condicionamentos.
Eles nos impedem de arriscar novos caminhos, de experimentar novos sabores, de colocar em prática sonhos e projetos. Uma parte de nós – inconsciente ou temerosa – ainda resiste a atender o chamamento interno para ser e fazer aquilo que dá sentido à vida. Essa parte sente-se insegura em fugir do padrão conhecido, em “arriscar” novos caminhos. Essa parte paralisa, enterra os sonhos, minimiza os desejos, rejeita novas experiências e reprime nossa poderosa energia criativa, sexual e vital.
Enquanto não formos capazes de quebrar efetivamente os muitos condicionamentos que nos atam ao velho modo de viver, fugindo ao encontro com o que somos, nossos sonhos se restringirão ao sono, nossos ideais serão fantasias e nossos projetos apenas reedições do antigo.
ÁS DE ESPADAS – OPORTUNIDADES
O processo de autoconhecimento nos coloca frente a frente como o que somos, como o que sentimos e traz muita coisa do passado: ações, emoções, relações, dores, medos.
Olhar para tudo isso pode trazer desconforto e mal-estar. Descobrimos que não somos tão belos, tão bons, tão magnânimos quanto gostaríamos. Esse confronto com nossa verdade pode desestabilizar e nos levar a ações autopunitivas ou à muita autocrítica.
Para fazer com que o autoconhecimento seja efetivo, precisamos de muito autoacolhimento e que a mente esteja limpa e receptiva a esses conteúdos, sem pré-conceitos ou pré-determinações.
Acalme sua mente, permita que ela se aquiete, que não seja tão crítica e julgadora. Permita que ela receba as mensagens que o universo e seu ser interno estão emitindo. Que ela seja parceira desse processo, que seja sua amiga, que esteja ao seu lado, que valide sua verdade interior!
Luz, amor e muita autoconexão!
Namastê