ÁS DE ESPADAS – ENERGIA DA SEMANA: SERENIDADE MENTAL

Manter a mente tranquila pode ser um desafio para muitos de nós. Quietude, serenidade, apaziguamento são metas poucas vezes atingidas.

Por que isso? Por que é tão difícil silenciar a mente? São tantos pensamentos, tantos julgamentos, tantas análises e observações. Somos seres racionais e gostamos de ser rápidos e ágeis intelectualmente. Até aí, tudo bem. O problema começa quando a mente domina, quando todos os sentimentos, emoções, sensações, intuição passam pelo crivo da mente. Quando ela define o que é bom e ruim, o que serve e não serve, pode ser um grande tormento.

Já sabemos que a meditação é um grande aliado para aquietar a mente – mesmo que pareça que ela não sossega um minuto, estar em meditação é um baita exercício de disciplina mental. Afinal, quando a mente não para vive-se uma constante tortura.

A energia dessa semana está focada em nossa cabeça! A qualidade dos pensamentos e a despoluição mental estão favorecidas. Aproveite para ampliar essa qualidade! Pode ser mais fácil encontrar respostas para suas questões, abrir espaço para novas ideias e trazer à tona sua criatividade, muitas vezes sufocada!

Que nessa semana você possa fazer de sua mente sua grande aliada e não sua inimiga!

 

O PENDURADO – DESAFIOS

Um dos principais desafios para manter a mente leve e serena é calar o diálogo interno.

Parte desse blá blá blá mental está relacionada à busca de nossa potência. Impotência e prepotência oscilam dentro de nós, fazendo-nos achar ora vítimas, ora vilões das situações que vivemos. Analisamos e julgamos o comportamento pessoal e alheio a partir desse olhar embaçado.

Carregamos culpa e ressentimento e essa mistura faz com que fiquemos paralisados em devaneios e especulações mentais. Não dá para sair do lugar assim! E quanto mais insistimos nessa conversa interna, mais afundamos nesse lodo racional e cheio de questionamentos!

Sua potência é só sua, não está ligada a ninguém! Comece a treinar sua mente a perceber isso, purifique-a de cargas emocionais que te fazem achar que é responsável pelo que acontece aos outros ou de que seus problemas são decorrentes de atitudes alheias.

Encontrar e manter a potência é o caminho! Esse é um exercício diário que não pode ser delegado a outra pessoa, um exercício libertador!

 

A TORRE – OPORTUNIDADES

Quem não quer ter pensamentos equilibrados e a mente serena? Livre de pensamentos recorrentes e negativos, livre de autocondenações e julgamentos?

Poderíamos dizer: basta tentar! Mas não é tão simples assim.

Desconstruir o funcionamento cerebral não é tarefa fácil, mas necessária.

Ontem, enquanto meditava, percebi que minha postura afetava diretamente minha cabeça, não só o pescoço ou seu posicionamento, mas meus pensamentos. Quando colocava a coluna ereta e encaixava o abdômen, parecia que minha mente respirava, que entravam novos pensamentos, pensamentos mais leves. Minha cabeça ventilava, se purificava.

Dei-me conta de que preciso estar atenta se quero relaxar minha mente. Preciso olhar para todo meu corpo, preciso colocar atenção em todo meu ser. E sei que posso, sei que sou capaz! Para isso tenho que me descondicionar, quebrar velhos hábitos – de comportamento, pensamentos e de posturas. Sair do piloto automático.

Estar atenta em mim, sem medo da censura e das críticas que podem vir, porque eu me autorizo a mudar, eu me autorizo a olhar para o que necessito e para o que está vivo dentro de mim. Eu começo a trilhar meu caminho de autoaceitação! Ao me aceitar sou também mais benevolente em relação ao outro. Posso olhar a mim e aos outros como humanos com necessidades humanas, demasiadamente humanas.

Aproveitemos essa oportunidade de reconstrução! Por uma  estrutura mental e racional consciente,colaborativa e generosa!

Bons pensamentos para você!

Namastê.