Destino ou livre arbítrio?

Assim como na natureza existem vários ciclos e fases (estações do ano, fases da lua), a vida humana também é marcada por eles. Além das fases mais perceptíveis como infância, adolescência, maturidade e velhice, vivenciamos processos com começo, meio e fim. Nada é permanente, tudo muda o tempo todo. Esse é o principal desafio que você deverá enfrentar neste ano: aceitar a impermanência. A vida tem seus próprios movimentos, mas você pode fazer suas escolhas e definir ações dentro desses movimentos, só não pode pará-los. Neste ano talvez você perceba com maior nitidez esses movimentos, você poderá identificar que está havendo uma mudança em sua vida que independe de suas escolhas, mas será sua escolha a forma como lidará com essa mudança e como conduzirá sua vida.

Atenção! Você poderá ter a sensação de estar revivendo uma mesma história, vivenciando as mesmas experiências repetidas vezes. Se isso acontecer, não culpe o destino, não responsabilize a vida. Você precisa olhar para isso e identificar qual lição não foi aprendida. O aluno que repete o ano deixou de aprender importantes lições, a repetência é a oportunidade de aprendê-las.

RELACIONAMENTOS – não é um ano muito fácil para os relacionamentos: instabilidade, oscilações (inclusive de humor), inconstâncias estarão muito presentes. A melhor maneira de passar por isso é evitando conter esse movimento, pois as mudanças estarão em pauta. Não tente definir nada neste ano, apenas acompanhe o ritmo e aceite o fluxo.

TRABALHO – mudanças à vista, seja de sua parte, seja pelo outro lado. Para não ser pego(a) de surpresa, realize as mudanças necessárias para ser bem-sucedido(a).  Mantenha-se antenado(a) e atualizado(a) e acredite em sua capacidade de adaptação.

SAÚDE – o tema deste ano é a inconstância e impermanência, portanto a palavra-chave deve ser adaptabilidade. Quanto mais tentar manter as coisas como estão, maior será o estresse e o desgaste e mais suscetível ficará aos acidentes. Por outro lado, dê atenção também ao equilíbrio hormonal e à tireoide.