Pajem de Paus
Assim como a água parada cria lodo, a energia estagnada perde sua pureza. Deixe sua energia fluir, deixe que ela se oxigenize e traga frescor e vitalidade!
Muita luz, amor e determinação para romper as amarras!
Namastê
Fluidez purifica, estagnação apodrece!
Os males da repressão emocional são bastante discutidos. Mas, e quando se trata da energia vital, energia criativa, impulsos e instintos?
A espontaneidade tem se tornado tão perturbadora que isso tem afetado até mesmo as crianças que sempre primaram por falar o que pensam, sem barreiras ou censuras. Cada vez mais, vemos crianças se autorreprimindo, apoiadas por adultos que elogiam sua educação e o fato de respeitarem os limites. Chega a ser bizarro! Mas, logo se pensa: se nem uma criança pode ser espontânea, quanto mais eu! E assim, calamos o que pensamos, limitamos nossa criatividade aos padrões vigentes, censuramos nossos instintos, reprimimos nossos impulsos.
Se observarmos bem, muitas pessoas parecem estar sempre sob o zoom de câmaras, num eterno Big Brother: estão sempre atentas às suas expressões faciais e corporais, são contidas nas palavras e nos gestos, tão adequadas, tão perfeitamente adaptadas. São essas mesmas pessoas que, do nada, têm acessos de raiva, explodem inesperadamente, infestando e contaminando negativamente todo o ambiente.
Essa explosão também é fruto da contenção. Não adianta nos iludirmos, pois quanto mais tentamos reprimir nossa energia instintiva, mais ela se acumula e se torna perigosa, mais ela destrói quando escapa. Não é mais nossa energia pura, pois de tão presa se tornou putrificada, azeda, amarga e corrosiva.
Quando deixamos nossa energia emocional, energética, expressiva fluir, ela se mantém viva, ativa, pura e radiante! É necessário dar espaço para que essa energia volte a ocupar seu lugar, permitindo que ela mostre os caminhos a seguir. Ela, nada mais é que nosso Deus interior!
FLORAIS DE BACH – Para deixar que a luz interna seja teu guia na vida e permitir que tua energia flua sem obstáculos nem censuras, veja AQUI os florais que podem te ajudar.
Texto: Magda Chiossi // Imagem: Thoth Tarot