V – O Hierofante
por Magda Kumara
Não desista de sua evolução!
Todas as vezes que sai esta carta do Hierofante faço uma abordagem a respeito da importância de ouvir nosso ser superior, nosso mestre interno, nosso eu verdadeiro, nosso mentor… ou como queira chamá-lo. O importante é saber que a resposta que tanto procuramos está dentro de nós, mas, para acessá-la, precisamos desobstruir o caminho, desamarrar os nós que nos prendem à racionalidade e materialidade, destravar os bloqueios que nos impedem de acreditar em nossa porção divina.
Quanto mais difícil é este contato com a verdade interna, maior a necessidade de pedir opiniões, de esperar que os outros deem as respostas para seus problemas, de desejar que os gurus, santos e oráculos digam o que deve fazer. Busca aprovação e aceitação.
Mas, esta carta também sugere outra interpretação.
Quanto mais estudamos, aprendemos e nos engajamos no entendimento dos aspectos psíquicos e espirituais, mais compreendemos como devemos conduzir nossas vidas. Mas entre a compreensão e a prática reside uma enorme distância. Entre saber e sentir, entender e modificar, cabe um mundo de ações mentais e emocionais. Quantos de nós estamos vivenciando intensamente esse processo, arduamente, dia após dia? Quantas vezes não ficamos irritados e nos sentimos fracassados? Aquela sensação de retroceder toda vez que reagimos negativamente a uma situação. Na verdade, damos dois passos a frente e um atrás, porque não nos modificamos assim tão facilmente! Algumas vezes vemos nossa fé esmorecer, mas a recuperamos, outras vezes achamos que é hora de desistir, voltar a fazer parte do rebanho, mas quando olhamos para trás vemos o longo caminho já percorrido, as mudanças realizadas e sabemos que devemos seguir adiante.
Não desista e nem subestime seu processo de evolução! Ele representa o caminho para fazer de sua vida uma vida feliz.