7 de Paus
por Magda Kumara
“Quem tem consciência pra se ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
Inventa contra a mola que resiste.”
Não sei se você reconhece esses versos. Trata-se de um trecho da música Primavera nos Dentes cantada pelo extinto grupo Secos & Molhados. Coloquei aqui hoje para refletirmos um pouco sobre a coragem.
O que é ter coragem para você? É enfrentar o mais forte, colocar a vida em risco, fazer esportes prá lá de radicais? Vale tudo isso, mas a coragem mais importante para nossas vidas refere-se aquela que não nos deixa abater diante das dificuldades, que não permite que estagnemos nem desistamos de nossos sonhos. Essa é a coragem para a própria vida! A coragem de confrontarmos a nós mesmos!
Os medos nascem dentro de nós, os maiores perigos estão inscritos em nossos corações e mentes. Tememos pelo monstro que criamos e quanto mais medo temos, maior ele fica. Enfrentá-lo é o mesmo que encarar a morte de frente. Ele nos impede a dar o primeiro passo em direção ao que queremos. Ele nos faz achar que se está ruim assim, pode ficar pior. Ele nos deixa onde e como estamos, ele nos imobiliza, ele nos invalida, ele nos faz acreditar que nossa vida não pode ser melhor do que está.
Ter coragem na vida, não é sair realizando proezas de vida ou morte, não é ser valente ou durão. Ter coragem na vida é ter consciência de quem se é, é dar valor às suas necessidades e projetos, é reconhecer que pode e merece realizar seus sonhos. Ter coragem para mudar o que precisa ser mudado, ter coragem para seguir na direção que seu coração indica, ter coragem de transformar sua vida naquilo que seu ser carece e deseja!