Pajem de Ouros

 

Pajem de Ouros

por Magda Kumara

Decifrando a linguagem do corpo!

Sem o corpo não haveria esta vida. Toda a vida nesta dimensão está submetida ao contorno do corpo, mas esse mesmo corpo é por vezes esquecido e pouco entendido. Carregamos mais peso do que ele pode aguentar, comemos coisas que o agridem, usamos sapatos que o entortam, nos sentamos desrespeitando sua postura.

Observar o corpo é observar a si mesmo. Muito se exige dele, sem perceber suas  reais necessidades. Na maioria das vezes, o corpo é visto apenas sob a ótica da estética. Reclama-se de uma ruga, de uma gordura a mais, de que o cabelo é isso ou aquilo, mas tratá-lo com a dignidade que ele merece, muitos poucos o fazem.

O cuidado com o corpo é, por extensão, garantir que o espírito cumpra sua  jornada. Mas esse cuidado vai além dos aspectos de alimentação, postura, atividade física. O cuidado do corpo pressupõe uma observação honesta e contínua sobre o que o afeta.

As emoções e traumas estão registrados no corpo. Dores musculares, doenças crônicas dizem muito sobre nosso estado psíquico e emocional. Machucamos o corpo quando negamos nossas necessidades, quando nos cegamos diante das mudanças que devem ser realizadas.

Pare, perceba, observe como seu corpo está. Como ele está neste exato momento? Coloque-o numa posição melhor. Está com alguma dor? De onde vem isso? Você poderá identificar a ação que a provocou, mas associe com outros aspectos da vida.

É preciso exercitar essa observação contínua sobre o corpo. Inicialmente, o isolamento pode ser necessário. Treine essa percepção por meio da meditação e estará observando muito mais do que apenas o corpo.