Pajem de Espadas
por Magda Kumara
No que você está pensando?
É com essa pergunta que o facebook nos cumprimenta. Difícil responder! São muitos pensamentos que mudam rapidamente!
A mente é incansável! “O pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar?” Podemos passar noites sem dormir, perdemos a concentração em momentos importantes, lemos sem prestar a menor atenção nas palavras, tudo por causa de uma intensa atividade mental – nem sempre positiva.
Boa parte de nossos pensamentos é formada por pré-ocupações, ansiedades e medos; infindáveis diálogos mentais e a expectativa de manter a mente muito antenada para não perder nada ou não ser pego desprevenido. Seja como for, gastamos vários de nossos preciosos neurônios em reflexões absolutamente improdutivas! E aquelas boas ideias para novos projetos e ações são engolidas na avalanche de tanto pensamento desnecessário.
Acalmar essa turbulência mental é o objetivo da maioria das práticas meditativas. Mas, muita gente desiste de meditar por se considerar incapaz de conseguir aquietar a mente, julga impossível não pensar em algo, por menor que seja o tempo. É muito difícil mesmo, mas existem outras técnicas que ensinam a meditar focando a mente na observação. É o caso da meditação vipassana, que pratico e me ajuda muito.
Mesmo quando não se está meditando, é fundamental estar sempre vigilante, evitando devaneios e mantendo a atenção naquilo que é realmente importante: a materialização de seu verdadeiro projeto de vida.