Ás de Espadas
por Magda Kumara
Por uma mente ativa e parceira!
Uma mente saudável pode ser muito diferente da racionalidade e intelectualidade. Uma mente ativa é aquela que recebe os mais diversos conteúdos e os analisa sem pré-conceitos ou pré-determinações.
As pessoas mais brilhantes que surgiram foram as que tiveram as mentes mais abertas para receber o novo, o inusitado, o diferente. Essas pessoas transformaram o mundo com sua ciência ou com sua arte. Essas pessoas foram condenadas pelos chamados “intelectuais” de sua época, porque destoavam daquilo que era tido como conhecimento “científico” e aceito. Suas obras foram rechaçadas por fugir do padrão estabelecido.
O uso extremo da racionalidade não é sinônimo de inteligência e pode estar muito distante da genialidade. Engraçado, não é? Questionamos nossas emoções por considerá-las espontâneas demais, mas usamos, para isso, uma razão muito pouco evoluída.
O eterno conflito razão-emoção apenas ocorre porque não permitimos que nossa mente esteja efetivamente aberta e arejada. Somos tão apegados a uma verdade pré-definida, que condenamos tudo que nos parece exótico e diferente demais.
Mas, nossa maravilhosa mente continua absolutamente viva e vibrante. Essa incrível parte humana pode – e deve – ser estimulada, saindo desse lugar medíocre a que foi condenada.
Comece isso com a sua própria mente. Ela existe para estar ao seu lado, ela é um apoio maravilhoso para entender, compreender e tomar decisões. E isso pode ser feito integradamente, com a emoção, com a intuição, com os instintos. Limpe e acalme sua mente. Permita que ela se aquiete, que ela não seja tão crítica e julgadora. Permita que ela receba as mensagens que o universo e seu ser interno estão sempre a emitir.