Rainha de Paus
por Magda Kumara
Teste seu valor!
Somos fortes, somos únicos, somos divinos. Ok, já sabemos disso tudo e podemos repetir isso várias vezes, mas não pode ser só uma compreensão intelectual, não pode ser só uma reprodução verbal.
Faça um teste para identificar se você realmente reconhece e valoriza sua porção divina. Responda com muita honestidade a essas perguntas: (1) Quando alguém te ofende com palavras duras ou diz que você é algo que não é, como reage? Como se sente? (2) Quando você gosta de alguém, seja um amigo, um familiar, um amor, você espera que ele entenda e respeite suas necessidades? E você? Entende e respeita as necessidades deles ou quer que eles sejam e façam aquilo que você admira e aceita? (3) Como você se relaciona com seu corpo? Você se sente integrado(a) a ele? Você percebe e respeita suas necessidades? Você cuida amorosamente dele?
Não estamos aqui para provar nada a ninguém, estamos aqui para nossa evolução pessoal. Mas isso tem muito a ver com o outro, na nossa relação e atuação no mundo. Não adianta fazer cara de paisagem quando alguém o confronta e agride se por dentro você está destruído e/ou retribuindo com outras ofensas ou “verdades”. O outro, quando te ofende, está em sofrimento. Quando entendemos que cada um está em seu próprio processo de evolução, passamos a nos respeitar mais – definindo limites – e a respeitar os outros também. Entendemos que esse é um processo individual e intransferível, ninguém fará por nós e não podemos fazer por ninguém, por maior que seja o amor!
Quanto ao corpo, ele é o contorno de nossa vida nessa existência. Nossa porção divina precisa dele para continuar aqui. Cuidá-lo, amá-lo e respeitá-lo em todas as suas necessidades é valorizar essa jornada, é compreender seu papel em nossa evolução, é de fato reconhecer sua importância vital.