10 de Paus

10 de Paus

por Magda Kumara

Sonho ou pesadelo?

Todo conto de fadas termina com um casamento e um sonoro “e viveram felizes para sempre”. Crescemos e passamos a vida querendo esse final feliz, sem problemas, sem cansaços, sem questionamentos, sem dúvidas. E isso não vale só para o romance, vale também para tudo o mais que desejamos e lutamos para conquistar: emprego, carreira, casa, filhos. Depois da realização do sonho é só ser feliz para sempre.  Mas, a verdade é diferente, bem diferente…

Ser feliz depende de nossa disposição, de nossa vontade, de nossa energia, de nossa fé. Temos que ainda querer e gostar do que um dia sonhamos e desejamos. Temos que nos perguntar constantemente se aquilo que tínhamos como meta ainda faz sentido. Precisamos ser honestos e leais à nossa verdade interior.

Quantos príncipes se transformaram em sapos e vice-versa? Quantas carreiras se mostraram vazias de significado? Quantos empregos maravilhosos simplesmente não tinham nada a ver com você?

Mas somos bombardeados de dúvidas: como mudar se esse é o único caminho conhecido? E as outras pessoas envolvidas? Nada nem ninguém pode dar garantias, nada é seguro de fato. Responsabilidade não é sinônimo de anulação. O que se tem de concreto é a possibilidade de fazer da vida uma real expressão de quem se é. Gastar energia, uma enorme energia, para dar continuidade àquilo que um dia foi “o” projeto de vida, mas que hoje perdeu o sentido, provoca exaustão e depressão.

A teimosia só é saudável quando impulsiona, não quando paralisa.