7 de Espadas
Resposta para quem?
Quando nosso ego é confrontado, sentimos que fomos traídos, humilhados, envergonhados, ofendidos e queremos reverter a situação. Gastamos um bocado de energia definindo qual nossa melhor estratégia para lidar com o problema e mostrar nosso valor, recuperar nossa honra, orgulho, moral. E quanto mais presos ficamos nessa tentativa de recuperação do nosso ego, nos distanciamos do que realmente é importante.
Nossa tendência é dar respostas aos outros, quando o que precisamos é entender o que de fato nos incomodou. Por que sempre que alguém me diz determinada frase fico incomodado? Por que quando percebo que não recebo elogios ou se outra pessoa é mais elogiada do que eu, me sinto rejeitado? Por que quando alguém duvida da minha capacidade me sinto diminuído? Por que minha autoestima, minha autopercepção e meu amor sobre mim mesmo está sempre suscetível ao olhar e aprovação do outro?
São essas e tantas outras questões que deveríamos nos fazer e responder. Mas reconhecer a própria fragilidade é tão doloroso que optamos em provar aos outros que somos melhores do que julgam, afinal, eles não sabem com quem estão falando!
Enquanto estivermos preocupados em alimentar o ego vaidoso e rancoroso, aprofundamos o desconhecimento sobre quem somos e o que efetivamente necessitamos. Não precisamos provar nada para o mundo, precisamos sim, nos sentir plenos por sermos quem somos.
Magda Kumara
T.(11) 9-8506.3117