V – O Hierofante
“Esse ‘penso, logo existo’ que tanto me fez sofrer, pois quanto mais pensava, menos me parecia existir.” (Sartre)
Qual o sentido da vida? O que estamos fazendo aqui? Para estas simples perguntas as respostas são inúmeras e muito variadas. Há quem não pensa muito a respeito, está aqui, faz o que tem que fazer, tenta ter mais momentos alegres do que tristes e vai levando a vida.
Pensar o porquê da existência é tarefa dura. De tão acostumados que estamos em achar as respostas pelo pensamento, tendemos a ignorar as mensagens que recebemos por vias pouco ortodoxas. Se não as ignoramos, questionamos, duvidamos, fuçamos o mais que podemos para encontrar respostas lógicas e racionais. Por sorte, há aqueles que já conseguiram se libertar das correntes do cartesianismo e ajudam a muitos outros a encontrar seu próprio caminho espiritual.
Por falar em caminho, há os caminhos efetivos: caminho de Santiago, caminho da Fé, caminho inca e talvez muitos outros. Esses caminhos ajudam e ajudaram muitas pessoas em seu encontro com o divino e sua com própria espiritualidade. Mas, os caminhos podem ser diferentes, nós somos diferentes e encontrar sua maneira pessoal de percorrer esse caminho é o maior desafio.
As religiões, em sua essência, deveriam representar o caminho mais curto até Deus, o problema está na forma como esse Deus foi traduzido e representado por elas. Ele se tornou, muitas vezes, um ser distante, inacessível, com um grande olho que tudo vê e que está pronto para castigar quem não andar na linha, na linha que a religião definiu como a certa. E são tantas linhas diferentes! Então, qual é a melhor para mim? Como saber se, assim como Deus, a religião também está fora de nós.
Todos os caminhos existentes são possibilidades, nada mais do que possibilidades! Não há o mais certo, o melhor, o único. Único é apenas o caminho que cada um faz e fará em direção à sua própria luz, sua própria espiritualidade, sua própria verdade. Não há gurus, mestres, mentores, sacerdotes, xamãs, religiosos que podem dizer qual é o seu caminho. Esse trilhar é seu, apenas seu!
Magda Kumara
T.(11) 9-8506.3117